Educação em pauta: Wilson Santiago destaca interiorização do ensino superior e defende ampliação de cursos no Sertão paraibano - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Educação em pauta: Wilson Santiago destaca interiorização do ensino superior e defende ampliação de cursos no Sertão paraibano

 

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados, mais uma vez, para abordar a pauta da educação no país. Ele defendeu a interiorização do ensino superior no Brasil, no intuito de contribuir para a redução das desigualdades regionais e da pobreza no país, através da democratização do acesso à educação.


Em discurso na Câmara dos Deputados, ele voltou a defender a criação do Instituto Federal do Sertão e instalação de novos cursos em municípios da região. 


O deputado Wilson Santiago destacou que a expansão da política de educação superior pública deve ser prioridade e que os cidadãos brasileiros necessitam de mais oportunidade de acesso à universidade. “É preciso ofertar o ensino superior em localidades que têm mais dificuldades de acesso. A criação de unidades para a população das médias e pequenas cidades é insuficiente e precisa ser ampliada. Com isso, conseguimos reduzir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento dos municípios mais distantes” destacou. 


Os níveis de escolaridade e o acesso à educação variam significativamente entre a população brasileira. A cada quatro estudantes de graduação no Brasil, três frequentam estabelecimentos privados, conforme o Ministério da Educação. Atualmente, no Brasil existem 2.608 instituições de ensino superior, 2.306 são privadas e apenas 302 são públicas.  


Wilson Santiago acredita que a interiorização do ensino superior contribui para transformar a realidade das localidades, pois as universidades aplicam técnicas e estudos que melhoram as atividades produtivas e sociais, e movimenta a economia da região. 


O parlamentar lembrou ainda que a educação é o principal elemento do desenvolvimento de um cidadão, o que reflete diretamente na qualificação profissional e empregabilidade. “Precisamos muito de cursos de qualificação profissional para suprir a demanda do mercado de trabalho. O Nordeste ainda detém baixos indicadores de oferta de ensino profissionalizante. É importante interiorizar mais a educação superior para a criação de novas unidades, inclusive de um Instituto Federal do Sertão, pois viabiliza a qualidade da graduação, pós-graduação, aprimora os processos de gestão, monitoramento e sistematização do ensino”, assegurou Wilson Santiago.


Paraíba 


Segundo ele, na Paraíba o volume de atividades acadêmicas e a distância territorial são fatores que recomendam o desmembramento institucional e o surgimento de um novo instituto que impulsione as unidades de ensino situadas no Sertão do Estado. O deputado sugeriu que o Governo Federal instale novos campi universitários, no Estado da Paraíba, e citou as cidades de Catolé do Rocha, Uiraúna, Princesa Isabel, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas e Itaporanga como municípios capazes de receber essas novas unidades de ensino. 


“É uma urgência, já que o atendimento às necessidades de desenvolvimento econômico e social do Sertão paraibano requer uma instituição que esteja diretamente comprometida com a região. Inclusive, já existe um projeto que está tramitando no Congresso Nacional que poderia ser aprovado o quanto antes”, afirmou o deputado.


Blog do Geraldo Andrade com Assessoria