Governo Lula estuda recriar o CPMF; ministro elogia o imposto: “Mais justos” - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Governo Lula estuda recriar o CPMF; ministro elogia o imposto: “Mais justos”

 

Foto: Valter Camargo/Agência Brasil

O governo Lula estaria estudando a possibilidade de recriar o CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) como forma de financiar a Previdência Social. Durante conversa com jornalistas nesta terça-feira (23), o ministro da Previdência Social , Carlos Lupi (PDT), elogiou o imposto.


Na visão de Lupi, o imposto é “um dos mais justos já criados no Brasil”. O pedetista, no entanto, sinalizou que a decisão de voltar a cobrá-lo não passa apenas pela sua pasta, mas depende também de aprovação do Congresso Nacional. A proposta teria sido apresentada ao ministério pela Confederação Nacional de Serviços.


“Tem que ir para os ministérios da Fazenda e do Planejamento, e a palavra final será no Congresso. É discussão. Estou sempre aberto a ouvir e discutir”, disse, em entrevista à Rádio Gaúcha Zero Hora. 


Mesmo ainda em fase de discussão, o imposto seria visto com bons olhos por Carlos Lupi. Ele acredita que, com a volta da cobrança, o governo teria possibilidade de arrecadar mais, e, portanto, pagar o valor cheio da aposentadoria para os beneficiários da previdência.


“A minha opinião pessoal é que a CPMF é um dos impostos mais justos já criados no Brasil. É sobre aquele que faz movimentação financeira. Quem faz mais, paga mais. Quem faz menos, paga menos”, completou. Se eu falecer amanhã, minha companheira vai receber, em média, 60% do que eu ganhava. Acho injusto. Quem achar justo, discuta com a sociedade”, pontuou.


Através das redes sociais, oposicionistas do governo reagiram a possibilidade de recriação do imposto e criticaram as falas de Lupi.

Através das redes sociais, oposicionistas do governo reagiram a possibilidade de recriação do imposto e criticaram as falas de Lupi.




Fonte: MaisPB