Aula Inaugural que marca a concretude do Projeto Geração de Sons no município de São José de Piranhas - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Aula Inaugural que marca a concretude do Projeto Geração de Sons no município de São José de Piranhas

 

Na noite dessa sexta-feira, 14 de abril, foi realizada a aula inaugural do Projeto Geração de Sons, uma iniciativa consolidada através da parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Ação Social de São José de Piranhas, com o apoio da Gestão Municipal.



O público foi acolhido através de uma emocionante apresentação musical dos professores do Projeto, maestro Joéliton Martins e Lucivânia Oliveira.


O Projeto GEERAÇÃO DE SONS tem como objetivo promover cultura através da música por meio do ensino gratuito e com resultados culturalmente enriquecedores para todos os envolvidos, promovendo a valorização e a difusão da cultura, o apoio à educação, a inclusão social e o desenvolvimento de valores como espírito de equipe, respeito, disciplina, compromisso, confiança e sensibilidade.


Visando contribuir para a formação, difusão e valorização da cultura através do ensino gratuito de música instrumental o projeto contempla, inicialmente, 30 crianças, adolescentes e jovens da Emeif Antônio Lacerda Neto do município de São José de Piranhas, que participarão de cinco oficinas semanais.


O projeto tem como objetivo geral propiciar o conhecimento musical às crianças, adolescentes e jovens que estão matriculadas no Sistema Municipal de Ensino de São José de Piranhas, sobretudo, os que se encontram em situação de risco de abandono escolar e vulnerabilidade social, a fim de reconhecer suas potencialidades e despertar o interesse pela música, substituindo práticas recorrentes dos problemas sociais por uma atuação significativa na sociedade.


O evento contou com a presença, além dos alunos inscritos no projeto e seus pais, do Prefeito Bal Lins, das Secretárias Fabiana Alves Inácio (Educação), Dra. Elizete Lins e Maria Necy Rodrigues (Ação Social) , vereadores , outras autoridades e comunidade em geral..


Na ocasião, a secretária de Educação, Fabiana Inácio, destacou a importância do projeto e o impacto positivo que trará para a vida dos nossos jovens estudantes da rede municipal de ensino.


Durante a sua fala, a secretária de Ação Social afirmou a necessidade de se expandir o projeto para atender mais jovens de outras escolas do Sistema Municipal de Ensino.


Ao fazer uso da palavra, o prefeito Bal Lins garantiu todo o apoio necessário à proposta, além de dispor todo o material necessário para que os alunos possam ter a experiência com os instrumentos musicais o que irá favorecer o aprendizado dos jovens.


Presente à solenidade e bastante emocionada, a Coordenadora Pedagógica Maria do Socorro Holanda Gomes Cavalcanti, da EMEIF Antônio Lacerda Neto e também idealizadora do Projeto, apresentou para os presentes a síntese da proposta afirmando que a música ajuda a afinar a sensibilidade dos alunos, aumenta a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico matemático e a memória, além de ser forte desencadeador de emoções, ou seja, fortalece e potencializa as capacidades dos jovens.


Fonte: Resenha Politíka