Declarações de Lula sobre papel dos EUA na guerra da Ucrânia geram mal-estar em Washington - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Declarações de Lula sobre papel dos EUA na guerra da Ucrânia geram mal-estar em Washington

 

Presidente Lula e presidente da China, Xi Jinping, durante encontro em Pequim

RICARDO STUCKERT/PR - 14.4.2023

As recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que os Estados Unidos contribuem para a manutenção da guerra entre Rússia e Ucrânia geraram incomôdo em Washington, de acordo com uma fonte diplomática americana.


O petista também criticou o uso do dólar nas relações comerciais entre países e defendeu a criação de uma moeda única para uso do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. As falas foram vistas pelas autoridades americanas como um sinal de aproximação com a China e de distanciamento dos EUA.





Em oposição aos EUA, Lula critica dólar e defende moeda comum entre países do Brics

'É preciso que os Estados Unidos parem de incentivar a guerra', diz Lula sobre conflito na Ucrânia 

BRASÍLIA

'É preciso que os Estados Unidos parem de incentivar a guerra', diz Lula sobre conflito na Ucrânia

Neste domingo (16), o petista afirmou em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, que os EUA e a Europa contribuem para o prolongamento do conflito na Ucrânia. "A paz está muito difícil. O presidente [da Rússia, Vladimir] Putin não toma iniciativa de paz, o presidente [da Ucrânia, Volodmir] Zelenski não toma iniciativa de paz. A Europa e os Estados Unidos terminam dando contribuição para a continuidade desta guerra", disse.



A declaração ocorre um dia após o presidente ter defendido o fim do envio de armamentos para a Ucrânia e afirmado que os EUA precisavam "parar de incentivar a guerra".


Relação com a China

O presidente da República negou que a visita ao território chinês cause tensão política com o governo americano. "Tenho certeza de que a nossa relação com a China não é, necessariamente, capaz de criar nenhum arranhão com os Estados Unidos."


Fonte: R7