Ao menos 30 meninas yanomamis estão grávidas de garimpeiros, diz secretário - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Ao menos 30 meninas yanomamis estão grávidas de garimpeiros, diz secretário

Foto: Reprodução

O Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves, informou que a comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania recebeu denúncias de que pelo menos 30 meninas e adolescentes Yanomami estão grávidas de garimpeiros. Além disso, também foi relatado a existência de seis crianças acolhidas irregularmente por famílias não Yanomami, com dois processos de adoção irregular em andamento.


Para investigar essas alegações de violações de direitos, um grupo da pasta está em Boa Vista reunindo dados. “Temos denúncias de exploração sexual infantil. Recebemos informações de pelo menos 30 meninas e adolescentes que estariam grávidas de garimpeiros”, disse.


“Temos informações também sobre acolhimentos de crianças Yanomami que seriam irregulares e até processos de adoções ilegais em curso”. As denúncias foram feitas pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR) e os casos são acompanhados pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).


“Pedimos mais informações ao Conselho Indígena de Roraima para podermos ter os nomes das jovens e requisitarmos apurações dos possíveis estupros de vulneráveis para a Polícia Civil de Roraima, para a Polícia Federal e para o MPF (Ministério Público Federal)”.



Fonte: Polêmica Paraíba

Créditos: Bacana News