Paraibano e ministro Vital do Rêgo Filho toma posse como vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) - BLOG DO GERALDO ANDRADE

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Paraibano e ministro Vital do Rêgo Filho toma posse como vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU)

 



O ministro Vital do Rêgo Filho tomou posse quarta-feira (14) de dezembro no cargo de vice-presidente do Egrégio Tribunal de Contas da União (TCU). Assumiu a presidência da Corte de Contas o ministro Bruno Dantas. 


“Nos últimos anos, vivenciamos um verdadeiro retrocesso civilizatório, em que o alarido das redes sociais e a instabilidade institucional relegaram ao segundo plano o que deveria ser prioritário em nossa sociedade. A fome e a pobreza, que gradativamente se afastavam de nós, voltaram a atormentar o país em níveis elevados, atingindo mais bruscamente as mulheres, crianças e as pessoas negras”, disse o presidente do TCU,  Bruno Dantas. 


Presentes na solenidade de posse o presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente da República eleito Geraldo Alckmin, o ex-presidente José Sarney, a presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti, o governador da Bahia, Rui Costa e a governadora  do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. 


Representantes de diversas instituições brasileiras também estiveram na cerimônia, entre os quais os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Kassio Nunes Marques, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski, o procurador-geral da República, Augusto Aras, os ministros de Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, da Economia, Paulo Guedes, o ministro emérito do TCU José Múcio Monteiro, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o advogado-geral da União, Bruno Bianco Leal, e o senador Veneziano Vital do Rêgo Filho, irmão do vice-presidente Vital do Rêgo.


O ministro Vital do Rêgo Filho nasceu em Campina Grande, na Paraíba. Filho do político, escritor, professor, tribuno, advogado, ex-deputado federal  Antônio  Vital do Rêgo e da senadora Nilda Gondim (MDB) e irmão do senador  Veneziano Vital do Rêgo Filho. É casado Vilauba Morais e tem dois filhos. Vitalzinho é graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, da qual também é professor.


Entrou para a vida pública ainda muito jovem, aos 25 anos. Sua carreira política é marcada pela escalada progressiva dentro do Estado. Foi vereador da sua cidade natal em dois mandatos consecutivos, de 1989 a 1995. Também foi eleito deputado estadual pelo seu estado em três mandatos consecutivos, de 1995 a 2007. Em seguida, elegeu-se deputado federal para um mandato, também pela Paraíba, na legislatura de 2007 até 2011, e por fim serviu como senador da Paraíba na legislatura de 2011 até 2014.


Em dezembro de 2014, foi indicado pelo Senado Federal para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria compulsória do ministro José Jorge no TCU, cargo que ocupa até os dias atuais. O ministro Vital do Rêgo Filho é neto do ex-deputado estadual, Veneziano Vital do Rêgo (Major Veneziano)  e do ex-governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim. 


Abdias Duque de Abrantes – jornalista, servidor público, advogado e pós-graduado em Direito e Direito Processual do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities


Blog do Geraldo Andrade