VÍDEO: Insetos invadem cidade da região do vale do rio do peixe , causam diversos transtornos e situação vira meme - BLOG DO GERALDO ANDRADE

VÍDEO: Insetos invadem cidade da região do vale do rio do peixe , causam diversos transtornos e situação vira meme

 or Diário do Sertão

21/11/2022 às 20h22 • atualizado em 21/11/2022 às 20h25

Um evento incomum ocorreu na cidade de Santa Helena, no Sertão paraibano, nesse último final de semana. Milhares de insetos tomaram conta da cidade, o que surpreendeu a população.

É comum na região Nordeste, em épocas de chuva, a aparição de insetos que ficam em torno das luzes das ruas, casas e praças, mas uma situação como essa nunca foi vista na cidade. Eram tantos besouros que mais parecia areia espalhada pelas ruas.

Imagens compartilhadas em redes sociais mostram a enorme quantidade de insetos que se aglomeraram nas ruas e calçadas. Até a imagem da santa inaugurada esse ano, em frente aos Correios da cidade estava completamente tomada pelos pequenos invasores.

Uma imagem mostra um servidor de limpeza pública da prefeitura com um carro de mão repleto desses besouro, que mais pareciam areia de praia. Outras cidades do Sertão paraibano, como Cajazeiras, também registraram a invasão do bichos.

Servidor de limpeza da prefeitura utiliza carro de mão para retirar besouros das ruas

O correspondente da TV Diário em Santa Helena, Antônio Neto, relatou que os moradores se trancaram em casa com portas e janelas fechadas e as luzes apagadas para evitar que invadissem as residências. Ninguém conseguia sair e os serviços de delivery da cidade também não conseguiam atender a população devido à enorme quantidade de insetos na rua.

“Uma tia minha que foi comprar um espetinho de carne e o homem que faz a entrega, o delivery, não foi e acabou que ela teve que estralar [fritar] um ovo dentro de casa pra poder jantar, porque [o entregador] não conseguiu chegar até a residência dela”, relatou o repórter.

O transtorno foi tão grande que o rodeio da cidade, marcado para começar às 20h, teve que ser adiado e só começou com mais de uma hora de atraso. As imagens são impressionantes.

Biólogo diz que os bichos são conhecidos como ‘minúsculas cigarras’

O que diz biólogo

A explicação para esse fenômeno foi feita pelo biólogo Jean Ferreira, morador de Santa Helena, que fez uma análise microscópica e constatou que se trata de uma espécie de besouro chamada Psilídeos, conhecidos como ‘minúsculas cigarras’, que medem milímetros e são inofensivos.

Esses besouros têm costume de fazer a gestação durante o segundo trimestre, então é normal nessa época do ano eles entrarem na fase de proliferação, onde uma única fêmea põe em média de 500 a 900 ovos o que explica a grande quantidade. Então, o motivo dessa invasão vem da mudança climática repentina com o aumento do calor e as chuvas inesperadas nesse mês de novembro na região, que trouxeram esses besouros para dentro da cidade.

Apesar do transtorno, a população brincou com a situação criando um meme de um ‘kit festa’ com roupa de apicultor, inseticida e raquete elétrica para curtir a festa de 61 anos de emancipação política do município, que ocorrerá no dia 12 de dezembro, com atrações como Calcinha Preta, Forro Real, Erivan Morais e Colo de Menina.

População brincou com a situação criando um meme de um ‘kit festa’

DIÁRIO DO SERTÃO