Prefeitura de Vieirópolis realiza sensibilização do Outubro Rosa na UBS do Distrito de Campo Alegre   - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Prefeitura de Vieirópolis realiza sensibilização do Outubro Rosa na UBS do Distrito de Campo Alegre  

 

Como parte das atividades da campanha Outubro Rosa, a Prefeitura Municipal de Vieirópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou quinta-feira (27) de outubro uma ação de sensibilização sobre prevenção do câncer de mama e colo do útero na UBS do Distrito de Campo Alegre-zona rural de Vieirópolis-PB. 


Foram realizadas consultas médicas, aplicação de flúor, atualização da carteira vacinal, roda de conversa, aferição dos sinais vitais, sorteio de brindes e lanhe. 

Palestraram na ocasião a médica da Unidade Básica de Saúde do Distrito de Campo Alegre,  Antônia Gomes Abrantes Barbosa e a assistente social Sandra Pereira da Silva. Presentes ao evento a secretária municipal de saúde, Adriana Victor, profissionais de saúde e pessoas da região. 


OUTUBRO ROSA


A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 

 

 “Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas”, disse a médica Antônia Gomes Abrantes Barbosa. 

 

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTB-PB Nº 604

Blog do Geraldo Andrade