Prefeitura de Vieirópolis realiza sensibilização do Outubro Rosa na UBS do Distrito de Campo Alegre   - BLOG DO GERALDO ANDRADE

sábado, 29 de outubro de 2022

Prefeitura de Vieirópolis realiza sensibilização do Outubro Rosa na UBS do Distrito de Campo Alegre  

 

Como parte das atividades da campanha Outubro Rosa, a Prefeitura Municipal de Vieirópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou quinta-feira (27) de outubro uma ação de sensibilização sobre prevenção do câncer de mama e colo do útero na UBS do Distrito de Campo Alegre-zona rural de Vieirópolis-PB. 


Foram realizadas consultas médicas, aplicação de flúor, atualização da carteira vacinal, roda de conversa, aferição dos sinais vitais, sorteio de brindes e lanhe. 

Palestraram na ocasião a médica da Unidade Básica de Saúde do Distrito de Campo Alegre,  Antônia Gomes Abrantes Barbosa e a assistente social Sandra Pereira da Silva. Presentes ao evento a secretária municipal de saúde, Adriana Victor, profissionais de saúde e pessoas da região. 


OUTUBRO ROSA


A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 

 

 “Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas”, disse a médica Antônia Gomes Abrantes Barbosa. 

 

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTB-PB Nº 604

Blog do Geraldo Andrade