Morre em Campina Grande o ex-maestro da Orquestra Jesus, Maria e José de Uirauna, Expedito Capitão - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Morre em Campina Grande o ex-maestro da Orquestra Jesus, Maria e José de Uirauna, Expedito Capitão

 

Expedito Gomes da Silveira  iniciou sua carreira artística aos 11 anos tocando tarol na banda de música “Jesus, Maria e José”. Depois  foi maestro da banda, onde permaneceu na regência de 1952 a 1957, entregando a batuta em seguida ao seu irmão Dedé de Capitão.


O maestro Expedito Gomes da Silveira  integrou a Orquestra de Capiba que  tocava nos carnavais do Campinense Clube, em Campina. Dedé de Capitão  fixou residência em 1957 na Rainha da Borborema. Nos anos 70, tornou-se membro da Filarmônica Epitácio Pessoa, onde permaneceu por cinco anos. Em seguida, assumiu a regência da Orquestra Campinense de Frevo, que animou carnavais na cidade.


Aos 15 anos, compôs uma  valsa para sua mãe: “Valsa Maria Fernandes da Silveira”.


Em Campina Grande " a capital do trabalho" exerceu as profissões de alfaiate e comerciante.


O mastro Expedido Gomes da Silveira  deixa seis  filhos : Stênio, Stella, Fátima, Cristina, Suzane e Renato.


"O músico de referência e maestro Expedito Gomes da Silveira sempre visitava a nossa terrinha nos feriados e na tradicional festa de janeiro", disse a doutora em Direito Ambiental pela Universidade de Salamanca na Espanha e advogada, Vescijudith Fernandes Moreira.


Abdias Duque de Abrantes 

Advogado, jornalista e servidor público

Blog do Geraldo Andrade