O ex-vice-prefeito de Uiraúna-PB e agente de Polícia Civil da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (SEDS) do Governo do Estado da Paraíba, José Antônio de Almeida Neto (Pingo D'água), visitou sábado (19) de abril em Sousa-PB, o advogado, radialista, jornalista, teatrólogo, escritor, professor, cronista e comunicador, Francisco Alves Cardoso (Chico Cardoso).
Além de formado em Direito, é um dos mais conhecidos jornalistas do estado. Ficou conhecido por programas de rádio em que entrevistava importantes personalidades políticas paraibanas e por um jeito irreverente e ácido de fazer perguntas incisivas. A história profissional de Chico Cardoso sempre foi marcada pela coragem e pelas entrevistas exclusivas no rádio.
O jornalista Chico Cardoso luta contra a Doença de Alzheimer uma condição neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela deterioração da memória, da capacidade de raciocínio e do comportamento.
PERFIL DE CHICO CARDOSO
Francisco Alves Cardoso (Chico Cardoso) nasceu em 17 de agosto de 1942 em Sousa-PB.Filho de Severino Cardoso de Araújo e Maria Alves Pereira. Cursou o Curso Secundário no Seminário Nossa Senhora de Assunção - Cajazeiras – PB. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba - Campus VI - Sousa – PB. Exerceu o cargo de professor no Colégio Estadual de Sousa. Ex-diretor da Escola de Ensino Fundamental Severino Cardoso na Comunidade de Cacimba Nova em São João do Peixe-PB.
Ex-secretário da Prefeitura Municipal de Nazarezinho-PB. Ex-Procurador da Prefeitura Municipal de Sousa. Ex-Secretário de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Sousa. Ex-Advogado da Prefeitura Municipal de Bernardino Batista. Ex-Secretário-Geral da Prefeitura Municipal de Triunfo-PB. Ex-Advogado da Prefeitura Municipal de Lagoa-PB e Ex-Advogado de Ofício das Comarcas de São João do Rio do Peixe, Uiraúna e Cajazeiras.
Chico Cardoso publicou as seguintes obras: Perfil Legislativo – Biografias; José Gadelha –Sempre Líder - biografia e dados históricos, Raízes da Família Cardoso e o livro “Gonzaga Vive”.
No Jornalismo foi criador e apresentador do programa “Caldeirão Político”, nas Rádios Alto Piranhas de Cajazeiras; Progresso de Sousa e Sousa FM de Sousa-PB. Criador e apresentador do Programa “Mini Caldeirão” apresentado na Rádio Jornal de Sousa-PB. Criador e apresentador do Programa “Parabólica Política”, veiculado na Rádio Difusora de Cajazeiras. Colunista responsável pela coluna “O Caldeirão Político” - do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, de Cajazeiras. Jornalista responsável pela página “Caldeirão Político” da revista “Oba” -da cidade de Cajazeiras.
Chico Cardoso recebeu o Título de Cidadão Honorário nos Municípios de Triunfo, Cajazeiras, Santa Cruz, Nazarezinho, São João do Rio do Peixe e Uiraúna. Como teatrólogo escreveu as seguintes peças teatrais: Judas de Branco, Possessão, O Cafajegue, Com dinheiro sim, sem dinheiro não e Não te apaixones. O jornalista Chico Cardoso sempre foi muito ligado área cultural, onde por vários anos realizava eventos em homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga.
Em 2004 recebeu da Assembleia Legislativa da Paraíba – Casa de Epitácio Pessoa - a Medalha de Mérito Jornalístico ao Dr. Francisco Alves Cardoso. O autor do requerimento foi o então deputado estadual, Aguinaldo Ribeiro (PP). A relatora do Projeto de Resolução nº 74/2004 foi a deputada, Edina Wanderley. O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação era o deputado, Fábio Nogueira.
O Radialista Chico Cardoso receberá Comenda na Câmara Municipal de Sousa. O ex-presidente da Câmara Municipal de Sousa, vereador Carlos Henrique Abrantes Marques, Novinho de Carlão, do PDT, apresentou Projeto de Decreto Legislativo propondo a concessão da Comenda Escritora Julieta Pordeus Gadelha ao advogado, radialista e teatrólogo Francisco Alves Cardoso, mais conhecido como Chico Cardoso. A Comenda Escritora Julieta Pordeus Gadelha foi instituída em homenagem a uma das maiores escritoras do sertão da Paraíba, responsável pela composição do hino do município de Sousa.
“O advogado, jornalista e radialista Chico Cardoso é um ilustre cidadão paraibano, que com seu brilhante trabalho jornalístico muito contribuiu para o cenário político e cultural do Estado da Paraíba. Foi uma figura de honrosa importância para a conjuntura política e cultural do Sertão Paraibano. Um paraibano íntegro que sempre fez rádiojornalismo com ética e compromisso com a verdade. Um dos maiores ícones do jornalismo paraibano", disse o ex-vice-prefeito de Uiraúna, Pingo D'água.
Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.