Pesquisa IBGE mostra redução da taxa de analfabetismo na Paraíba nos últimos 7 anos - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Pesquisa IBGE mostra redução da taxa de analfabetismo na Paraíba nos últimos 7 anos

 

Em 2016 o indicador da PB era de 15,4% e hoje está com 13,6% (Foto: Sumaia Vilela / Agência Brasil)

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: Educação 2022, divulgados na quarta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que a Paraíba vem com tendência de redução da taxa de analfabetismo nos últimos 7 anos. O levantamento aponta que em 2016 o indicador do estado era de 15,4% e hoje está com 13,6%.



Apesar da tendência de redução histórica, a Paraíba ainda é o terceiro estado do Brasil com maior índice de analfabetismo entre pessoas com pelo menos 15 anos de idade.


Segundo a mostra do IBGE, são 13,6% de analfabetos no estado, ficando à frente apenas de Piauí (14,8%) e de Alagoas (14,4%) e com números piores do que a média nacional (5,6%) e regional (11,7%).


O Governo do Estado lançou em maio o programa Alfabetiza Mais Paraíba e vai investir cerca de R$ 23 milhões para garantir que as crianças sejam alfabetizadas até os sete anos de idade. O programa prevê suporte, preparação de professores, fornecimento de materiais e premiação para as 100 escolas que apresentarem os melhores índices.


O governador João Azevêdo (PSB) ressaltou que a alfabetização até essa faixa etária garante um aprendizado acima da média, mas é preciso atuação forte dos municípios.




Fonte: PORTAL DIÁRIO