DESEMPENHO FEDERAL: Saiba o balanço das atividades parlamentares dos deputados paraibanos na Câmara em março - BLOG DO GERALDO ANDRADE

DESEMPENHO FEDERAL: Saiba o balanço das atividades parlamentares dos deputados paraibanos na Câmara em março

 Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

O Polêmica Paraíba mostra a seguir mais um levantamento acerca das atividades parlamentares dos deputados federais em Brasília. Desta vez, serão mostrados os dados de produtividade (matérias apresentadas), assiduidade (presenças e faltas) e discursos no plenário ao longo de todo o mês de março.


Primeiro, serão mostrados os dados de produtividade, reunindo o total de matérias apresentadas pelos 12 deputados, tanto na condição de autor como de co-autor.


Foram contabilizadas todos os tipos de proposição permitidos por um deputado federal, entre eles: Proposta de Emenda à Constituição (PEC); Projeto de Lei Complementar (PLP); Projeto de Lei (PL); Medida Provisória (MPV); Projeto de Lei de Conversão (PLV); Projeto de Decreto Legislativo (PDL); Projeto de Resolução (PRC); Requerimento (REQ); Requerimento de Informação (RIC); Requerimento de Instituição de CPI (RCP); Mensagem (MSC); e Indicação (INC). Ao todo são mais de 100 tipos.


Esta relação está ordenada do maior para o menor, pela quantidade de matérias apresentadas por cada parlamentar. Confira:


O deputado federal Wilson Santiago é o primeiro no levantamento, tendo somado 187 matérias apresentadas ao longo de março. Todas as matérias Wilson participou na condição de co-autor.


Cabo Gilberto está em segundo lugar no ranking, tendo apresentado ao longo de março 117 matérias. Delas, 25 foram de autoria própria, sendo 11 Projetos de Lei (PLs), nove Requerimentos, três Declarações de Voto e duas Indicações.


O petista Luiz Couto aparece na sequência, com 69 matérias apresentadas em março. Delas, nove são autorais e 60 co-autorais. As nove matérias próprias do parlamentar são todas Requerimentos (REQ).


Romero Rodrigues apresentou 64 matérias em março, tendo participado de 62 delas na condição de co-autor. Suas duas matérias autorais foram dois Requerimentos (REQ).


Ruy Carneiro é o quinto deputado na lista, tendo apresentado 56 matérias. Delas, 51 foram na condição de co-autor e cinco autorias, sendo todos eles Projetos de Lei (PL).


Mersinho Lucena aparece na sequência, em sexto lugar, com 53 matérias apresentadas. Delas, cinco foram de autoria própria, sendo um Projeto de Lei, uma Redação Final (RDF) de um PL que é relator e três Pareceres às Emendas de Plenário (PEP). As demais participou como co-autor.


Hugo Motta teve 47 matérias publicadas durante o mês de março, sendo todas elas através da co-autoria com demais parlamentares.


Com 46 matérias apresentadas, Murilo Galdino é o oitavo da lista. Entre elas, Galdino apresentou 29 matérias autorais, sendo cinco Projetos de Lei, sete Pareceres às Emendas de Plenário, quatro Pareceres Proferidos em Plenário (PPP), seis Pareceres Preliminares de Plenário (PRLP), dois Substitutivos (SBT), duas Subemendas Substitutivas de Plenário (SSP), duas Redações Finais (RDF) e um Requerimento (REQ).


Em nono na lista, Wellington Roberto somou 23 matérias apresentadas ao longo de março, todas elas como co-autor.


Aguinaldo Ribeiro é o décimo na lista, com 22 matérias apresentadas, todas elas na condição de co-autor.


Gervásio apresentou 20 matérias durante março, sendo três delas de autoria própria e todas as demais como co-autor. Suas matérias de autoria própria são um Requerimento, uma Indicação e um Projeto de Lei Complementar (PLP).


O deputado Damião Feliciano é o último da lista, tendo apresentado apenas 8 matérias durante todo o mês de março. Em todas elas Damião participou como co-autor.


 


Presenças e ausências


Também foi calculado no levantamento a quantidade de faltas que cada um dos deputados teve ao longo do mês de março, quando foram realizadas 15 sessões. Veja a seguir a assiduidade de cada um dos 12 parlamentares paraibanos (relação em ordem alfabética):


Aguinaldo Ribeiro (PP) – 14 presenças e uma ausência justificada como “Missão Autorizada”


Cabo Gilberto (PL) – 15 presenças


Damião Feliciano (União) – 13 presenças, uma ausência justificada como “Decisão da Mesa” e uma ausência não justificada


Gervásio Maia (PSB) – 15 presenças


Hugo Motta (Republicanos) – 11 presenças e quatro ausências justificadas como “Missão Autorizada”


Luiz Couto (PT) – 15 presenças


Mersinho Lucena (Republicanos) – 15 presenças


Murilo Galdino (Republicanos) – 12 presenças, uma ausência justificada como “Missão Autorizada” e duas ausências não justificadas


Romero Rodrigues (PSC) – 15 presenças


Ruy Carneiro (PSC) – 13 presenças e duas ausências não justificadas


Wellington Roberto (PL) – 12 presenças e três ausências justificadas como “Licença para tratamento de saúde”


Wilson Santiago (Republicanos) – 15 presenças


 


Discursos em plenário


Por último, foi levantado quantas vezes cada um dos políticos se dirigiu à tribuna da Câmara dos Deputados para prestar algum discurso, seja ele de qualquer tipo. Desta vez, a ordem será da maior quantidade para a menor. Veja:


Cabo Gilberto (PL) – 41 discursos, tanto nas fases de “Ordem do Dia” quanto “Breves Comunicações”


Luiz Couto (PT) – 19 discursos, feitos nas fases de “Ordem do Dia”, “Breves Comunicações” e “Encerramento”


Murilo Galdino (Republicanos) – 5 discursos, feitos nas fases de “Ordem do Dia” e “Breves Comunicações”


Mersinho Lucena (Republicanos) – 2 discursos, tanto nas fases de “Ordem do Dia” quanto “Breves Comunicações”


Romero Rodrigues (PSC) – 2 discursos, feitos na fase de “Breves Comunicações”


Aguinaldo Ribeiro (PP) – 1 discurso, na fase de “Homenagem”


Damião Feliciano (União) – 1 discurso, na fase de “Breves Comunicações”


Gervásio Maia (PSB) – 1 discurso, na fase de “Ordem do Dia”


Hugo Motta (Republicanos) – Não discursou


Ruy Carneiro (PSC) – Nenhum discurso


Wellington Roberto (PL) – Nenhum discurso


Wilson Santiago (Republicanos) – Nenhum discurso






Fonte: Polêmica Paraíba

Créditos: Polêmica Paraíba