Imagens mostram invasores de 08 de janeiro na companhia de ministro de Lula e recebendo água de militar do GSI; VÍDEO - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Imagens mostram invasores de 08 de janeiro na companhia de ministro de Lula e recebendo água de militar do GSI; VÍDEO

 Publicado por: Felipe Nunes em 

Imagens foram divulgadas pela CNN Brasil / Foto: reprodução do YouTube

A CNN Brasil divulgou, nesta quarta-feira (19), imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto que mostram o ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, orientando invasores durante os atos golpistas de 8 de janeiro. A informação é da CNN Brasil, divulgada nesta quarta-feira (19).

As imagens são do circuito interno de 22 câmeras do Palácio do Planalto no dia dos atos criminosos, em 8 de janeiro. Foram mais de 160 horas analisadas.

Segundo a CNN, às 16h29, duas câmeras registram imagens do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias, durante ataques de invasores no Palácio do Planalto.

A divulgação ocorre um dia depois que o senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, decidiu adiar a sessão do Congresso Nacional que instalaria a CPMI para investigar os atos do dia 08.

Inicialmente, o ministro caminha sozinho no terceiro andar do palácio, na antessala do gabinete do presidente da República. Gonçalves Dias tenta abrir duas portas e depois entra no gabinete.

Ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, o vice-líder da oposição, deputado federal Cabo Gilberto (PL), disse que as imagens divulgadas reforçam a necessidade de uma CPMI. Parlamentares vão reforçar o pedido ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

Após alguns minutos, o ministro aparece caminhando pelo mesmo corredor com alguns invasores. As imagens sugerem que ele indica a saída de emergência ao grupo de criminosos.

Em seguida, surgem nas imagens outros integrantes do GSI, que parecem indicar também o caminho de saída para os invasores que estavam no terceiro andar do Palácio do Planalto

No terceiro andar, onde as câmeras registraram as imagens do ministro, os criminosos quebraram câmeras de segurança, mesas de vidro, o relógio Balthazar Martinot, obra de arte do século 17, que chegou ao Brasil pelas mãos de dom João VI em 1808, além de revirarem gavetas e móveis.

Assista aos vídeos


Fonte: Agenda Política com CNN Brasil