VÍDEO: Aos 92 anos, agricultor de Cachoeira dos Índios impressiona ao esbanjar disposição e humor no plantio - BLOG DO GERALDO ANDRADE

VÍDEO: Aos 92 anos, agricultor de Cachoeira dos Índios impressiona ao esbanjar disposição e humor no plantio

 Por Jocivan Pinheiro

25/02/2023 às 15h20 • atualizado em 25/02/2023 às 15h28


A chegada da “quadra invernosa” do começo de ano no Sertão paraibano pede um pouco de cautela por causa das fortes chuvas, mas também é certeza de alegria para as famílias dos agricultores que tiram das plantações parte do seu sustento.

Seu Manuel de Sousa é um desses agricultores que aproveitam para garantir uma boa safra enquanto chove na região. Na sua propriedade, que fica no sítio Baixa Grande, ele cultiva diversas frutas, legumes e hortaliças. Mas o que chama mesmo a atenção é o vigor físico do idoso.

Quem vê seu Manuel com a inchada capinando as plantações e colhendo o resultado com as próprias mãos, não imagina que ele tem 92 anos de idade. “Se eu ficar parado eu adoeço. Eu não sinto dor na coluna, não sinto nada, graças a Deus”, diz o agricultor.


Milho, feijão, fava, jerimum e melancia são as principais plantações na propriedade do velhinho. Ele conta que todo dia acorda às 4 horas da manhã, alimenta os porcos e vai cuidar das frutas, legumes e sementes. “Nenhum jovem faz isso hoje”, afirma seu Manuel.

Perto dali, a reportagem também conversou com Sitônho, outro agricultor do sítio Baixa Grande que já está tirando do solo o resultado do plantio de janeiro. Além das plantações feitas por ele mesmo, Sitônio também colhe mangas do terreno. A fartura é tanta que ele permite que as pessoas peguem o fruto e levem. O repórter Elmo Lacerda aproveitou a deixa e levou algumas mangas jasmim e mangas maçã pra casa.

Somente na zona urbana de Cajazeiras choveu 47,2 mm na noite desta sexta-feira (24). Já na zona rural, agricultores acreditam que a medida pluviométrica foi maior.

DIÁRIO DO SERTÃO