Lula critica Bolsonaro e afirma que Cuba e Venezuela vão pagar dívidas com BNDES - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Lula critica Bolsonaro e afirma que Cuba e Venezuela vão pagar dívidas com BNDES


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (6) que as dívidas de Cuba e Venezuela com Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) serão quitadas. O anúncio ocorreu durante a cerimônia de posse do novo presidente do banco, Aloizio Mercadante.


Além de confirmar essa pagamento dos países, Luiz Inácio Lula da Silva criticou a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, na visão do atual, difamou a reputação do banco por conta de Cuba e Venezuela. Ambos os países vivem um cenário instável economicamente, além dos viés mais voltados à esquerda e ao socialismo, políticas distintas do que Bolsonaro apoiava.


“Este banco [o BNDES] foi vitima de difamação muito grave durante o último processo eleitoral. As narrativas, mesmo que mentirosas, valem mais do que verdades ditas muitas vezes. Vivemos nos últimos quatro anos um processo de mentira tresloucada”, afirmou Lula.


O presidente classificou como mentiras contadas sobre o BNDES as falas sobre a suposta existência de uma “caixa-preta” na instituição, de que o banco deu dinheiro para países amigos dos governos petistas e de financiamento para apenas “meia dúzia” de empresas.


Lula explicou que o financiamento de empresas brasileiras de engenharia, para realizar obras em países vizinhos, ocorreu em 15 países da América Latina e Caribe entre 1998 e 2017. De acordo com o Chefe do Executivo, isso gerou um lucro para a União.


MaisPB com g1