Ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena é cotada para a Superintendência do IPHAN-PB - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena é cotada para a Superintendência do IPHAN-PB




 A ex-prefeita do Conde-PB, Município que tem raízes históricas na aldeia Jacoca, de índios Tabajara, administrada pelos missionários franciscanos, logo depois de sua chegada à Paraíba em 1589, professora Márcia de Figueiredo Lucena Lira (Márcia Lucena) é cotada para a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) da Paraíba. 


As Superintendências Estaduais respondem pela coordenação, planejamento, operacionalização e execução das ações do Instituto, em âmbito estadual, e supervisão técnica e administrativa dos Escritórios Técnicos. As Superintendências estão vinculadas diretamente à Presidência do Iphan e são responsáveis pela articulação entre as esferas de poder local, organismos e instituições da sociedade civil ou empresas, para estabelecer as parcerias necessárias ao cumprimento dos planos e políticas de gestão e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro.


Márcia de Figueiredo Lucena Lira nasceu em João Pessoa, na Paraíba. Feminista, gestora pública, professora de alfabetização e de artes, com licenciatura em educação artística e mestrado em Serviço Social (UFPB), fez pós-graduação em Liderança e Gestão, no Centro de Liderança Pública/SP.


Foi coordenadora do Projovem Urbano de 2005 a 2010; Secretária de Estado da Educação da Paraíba; presidenta da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) de 2015 a 2016 e prefeita do município de Conde, de 2017 a 2020. Na sua gestão foi criada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), tendo como secretária a Doutora em Direito Ambiental pela Universidade de Salamanca – Espanha, Vescijudith Fernandes Moreira. 


O diálogo e o vínculo permanente com a comunidade caracterizam a gestão municipal. A população, antes passiva, tornou-se participante ativa no processo de tomada de decisões. Uma das ferramentas utilizadas para fomentar o diálogo foi o projeto Olá, Comunidade, encontro semanal da prefeita com os cidadãos, que tinha como objetivo levar a gestão municipal até as comunidades, criando um espaço de diálogo participativo. Outra ferramenta fundamental foi o Orçamento Democrático. Para facilitar a comunicação em uma cidade territorialmente espalhada e com dificuldade de comunicação formal, a prefeitura aprovou a Lei de Compartilhamento, que permite o acompanhamento das ações através das redes sociais virtuais.


Conde, localizado no litoral sul da Paraíba, com sua bela paisagem litorânea, localizada a poucos quilômetros de João Pessoa, sempre atraiu muita gente, entre turistas e moradores eventuais, proprietários de casas de veraneio. A população nativa, em sua maioria, é composta de pescadores e pessoas com atividades informais relacionadas ao turismo.

 

Márcia Lucena é colunista do Portal Viomundo onde trata de poder, política e feminismo. É defensora da Democracia e ferrenha na luta contra desigualdades e injustiças. Atualmente é suplente de deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT-PB). A ex-prefeita Márcia Lucena obteve 15.387 votos. 


Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTB-PB Nº 604