VÍDEO: Cantor e compositor Chico Amaro recebe título de cidadania paraibana da Assembleia em Cajazeiras - BLOG DO GERALDO ANDRADE

VÍDEO: Cantor e compositor Chico Amaro recebe título de cidadania paraibana da Assembleia em Cajazeiras

 Por Jocivan Pinheiro

16/12/2022 às 18h38 • atualizado em 16/12/2022 às 18h40


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-feira (15), Título de Cidadania Paraibana ao cantor, compositor e sanfoneiro Francisco Amaro da Silva, o popular Chico Amaro. A solenidade, proposta pela deputada Estela Bezerra, aconteceu na quadra de Chico Amaro, tradicional casa de show de forró na Zona Norte de Cajazeiras, e contou com as presenças de autoridades, familiares e amigos.

O deputado estadual Jeová Campos (PT) presidiu a sessão e entregou o título, já que a deputada Estela Bezerra não pôde comparecer ao evento por motivos da saúde familiar. A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia.

“A Assembleia vem fazer um ato de reconhecimento da universidade da sanfona, introduzida por Chico Amaro. Ele precisa ser reconhecido sempre. Agora, quis o destino que eu estivesse aqui, substituindo a deputada Estela, para fazer a entrega desta medalha. Na verdade, é o título de cidadão paraibano, mas eu entendo como uma medalha de reconhecimento pela caminhada, pela história e pela decência”, afirmou Jeová


Chico Amaro recebe título de cidadania paraibana da Assembleia Legislativa (Foto: João Victor / TVDS)

Chico Amaro, hoje com 78 anos, é o patriarca de uma família que tem a música como parte essencial das suas vidas. Este ano ele completou 60 anos de carreira artística.

“Estou muito feliz de receber essa homenagem. Eu comecei tocando pandeiro com os outros sanfoneiros, a frequentar os forrós. Comecei a mexer com sanfona, achei um instrumento muito bonito, aí me apaixonei. Fiz 60 anos de forró e estou muito feliz que está dando certo”, falou o homenageado.

As filhas Neyde e Layse Amaro falaram da influência do pai na carreira delas. “É muito importante e é um orgulho pra gente, ele como cearense, hoje cajazeirense, recebendo o título. Pra gente é uma honra imensa”, comentou Neyde Amaro.

“Ele é um verdadeiro lutador, porque o caminho não é fácil, as coisas não são fáceis e ele com toda guarra, com toda luta, conseguiu construir uma família na base da música, do forró, isso é muito lindo”, destacou Lays Amaro.

Também participou da solenidade o presidente da Câmara dos Vereadores de Cajazeiras, Heriberto Maciel. “Recentemente nós tivemos a oportunidade de ver Lays se destacando a nível nacional. Então mostra o talento desse grande amigo Chico Amaro. Para nós é uma grande hora, o poder Legislativo também estar presente nesse momento ímpar na vida de Chico Amaro, da sua família e também de todo o povo de Cajazeiras que gosta e ama esse grande compositor e artista”, ressaltou Heriberto.


SHOW DIÁRIO


Fonte: Diário do Sertão