Pelé teria marcado o milésimo gol na Paraíba em 1969; polêmica permanece até hoje - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Pelé teria marcado o milésimo gol na Paraíba em 1969; polêmica permanece até hoje





Pelé durante jogo em João Pessoa (Foto: reprodução da internet)

Nem gol de anjo, nem de placa. O milésimo gol da carreira do Rei Pelé foi de pênalti. Mas, nem por isso deixou de ser o mais importante da história do jogador e do futebol brasileiro. Só que a conta do milésimo gol, até hoje, gera muita polêmica entre torcedores e estrelas do esporte mais amado do Brasil.


E a pergunta que vai ter, para todo o sempre, duas respostas diferentes é: Afinal, onde Pelé marcou o gol mil de sua carreira? Foi na Paraíba contra o Botafogo ou no Rio de Janeiro, contra o Vasco?


Para que você entenda tudo o que envolve esse momento incrível do esporte favorito dos brasileiros, o Fonte83 vai resgatar o maior fato histórico do futebol brasileiro.


O gol da Paraíba


A data era 14 de novembro de 1969. Em João Pessoa, o dia estava bem agitado. Afinal de contas, ninguém mais ninguém menos que o Rei Pelé estaria colocando seus pés de ouro em gramados paraibanos. A disputa era um amistoso contra o Botafogo da Paraíba, no Estádio José Américo de Almeida – ainda Dede naquela época, hoje Vila Olímpica.


O jogo contra o Belo já começou com polêmica, porque a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) não queria liberar a partida. A alegação, à época, foi que o Santos (Clube de Pelé) havia jogado dois dias antes e, se entrasse em campo, estaria descumprindo a regra que determina o mínimo de 72 horas de uma partida para a outra.


Ocorre que Pelé e sua equipe tinham se apresentado em Recife, quando enfrentaram o Santa Cruz. Como os santistas estavam pertinho da Paraíba, o amistoso contra o Botafogo foi marcado de última hora gerando muitas controvérsias. A mais famosa, claro, a do gol mil do Rei Pelé.


Há quem diga que Pelé aterrissou em solo paraibano com 999 gols marcados e que teria feito aqui o milésimo. Outros batem pé e asseguram que os dois gols do rei em Recife teriam levado a contagem para 998 e, portanto, gol em terras paraibanas não foi o milésimo.


Historiadores do futebol brasileiro contam, inclusive, que Pelé teria atuado como goleiro na partida contra o Botafogo exatamente com a intenção de evitar o milésimo gol. Sim, ele substituiu o goleiro que teria se machucado de mentirinha para proporcionar essa troca.



O jogo terminou 3 a 0 para o Santos.

Gol considerado o milésimo de Pelé, no Maracanã (Foto: Reprodução da internet)

Reportagem da Folha confirma gol mil na Paraíba

Em 2019, ano em que se comemorou os 50 anos do milésimo gol do Rei Pelé, o jornal Folha de São Paulo publicou reportagem relembrando a polêmica e confirmando que o momento histórico ocorreu em João Pessoa.

Segundo a matéria, “o erro de cálculo aconteceu porque a estatística oficial ignorou um gol feito nos primeiros anos de carreira, em 1959, quando Pelé estava no serviço militar e defendia a seleção do Exército. O gol esquecido foi marcado por Pelé no Sul-Americano militar daquele ano, em jogo disputado no Rio, contra o Paraguai”.

Rei tem a palavra final

É certo que os paraibanos sempre vão afirmar que o gol mais famoso da história do futebol mundial foi em João Pessoa. Mas, cá pra nós… o rei sempre terá a última palavra.

Pelé nunca admitiu ter feito o milésimo gol na Paraíba. Para ele, a data exata desse feito foi em 19 de novembro de 1969, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Inclusive, contam que em jogo anterior contra o Bahia, Pelé não teria marcado somente para deixar o momento para os cariocas. Mas o rei garante que não marcou naquela ocasião porque os jogadores baianos fizeram uma ótima partida e não permitiram.

“Eles jogaram muito bem. Todo mundo queria que tivesse sido lá, mas eles não deixaram”, alegou Pelé em entrevista na época.

Em outro momento, o rei Pelé chegou a dizer que não marcou mais um na Paraíba para não desagradar os baianos, já que a intenção era realmente fazer o gol mil lá. “Eu não queria desagradar os baianos, que estavam me esperando para uma partida oficial, então parei de chutar ao gol. Tive medo de que os jogadores do Botafogo se afastassem da bola para ela entrar”, explicou o Rei.

Só que os jogadores do Bahia, ao contrário do que queriam os torcedores, fizeram marcação cerrada em Pelé e não o permitiram fazer o sonhado gol. Contou o rei, uma vez, que alguns jogadores chegaram a ser vaiados pelos próprios torcedores por conta disso.

Diante de toda essa história, o que fica mesmo é: tenha sido em João Pessoa ou no Rio de Janeiro, o rei Pelé será eterno por tudo o que fez em sua carreira e depois que se afastou dos campos. Seu legado de amor ao esporte jamais será esquecido e os mais de 1.283 gols marcados em toda a sua carreira nunca deixarão de se lembrados na nossa história, porque Edson Arantes do Nascimento jamais morrerá.

Veja o vídeo do dia do gol considerado o milésimo, no Maracanã.

Fonte: Por Nice Almeida / Fonte83