NOVO GOVERNO: Lula deve concluir equipe de ministros nesta segunda; 16 faltam ser anunciados - BLOG DO GERALDO ANDRADE

NOVO GOVERNO: Lula deve concluir equipe de ministros nesta segunda; 16 faltam ser anunciados

 

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu em casa com o deputado estadual do PT Emídio de Souza, que participou do grupo de transição de Direitos Humanos, nesse sábado (24). Lula só retorna a Brasília na segunda-feira (26), quando deve concluir a formação dos ministérios. Dezesseis dos 37 ministros ainda precisam ser anunciados.


Marina Silva, deputada federal eleita pela Rede Sustentabilidade, foi convidada pelo presidente e aceitou assumir o Ministério do Meio Ambiente. O convite foi feito na sexta-feira (23), logo após ficar decidido que a Autoridade Climática, órgão a ser criado por sugestão da própria Marina Silva, será subordinada ao ministério e não à Presidência da República.


Lula convidou a senadora Simone Tebet, do MDB, para o Meio Ambiente. Ela se dispôs a aceitar desde que houvesse acordo para que Marina assumisse a Autoridade Climática, o que não ocorreu. E, agora, segue o impasse sobre qual será o espaço de Tebet no futuro ministério.


O Planejamento é uma das opções. Mas ela tem resistido à essa possibilidade. O Ministério das Cidades também é uma opção. As conversas avançam para que Cidades vá para a bancada do MDB da Câmara. Ou ainda para o União Brasil.


Fonte: MaisPB com informações da TV Globo