Deputado critica decisões de Moraes e teme ser “banido” das redes; Ouça - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Deputado critica decisões de Moraes e teme ser “banido” das redes; Ouça

 O deputado federal eleito Cabo Gilberto (PL) disse nesta segunda-feira (07), em entrevista à Rádio Arapuan FM, que pode perder o acesso aos seus perfis nas redes sociais por ordem do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Morais. Em entrevista à Rádio Arapuan FM, o parlamentar classificou como “arbitrária” a atuação do ministro durante o processo eleitoral.

A declaração do parlamentar paraibano ocorre em meio a decisões monocráticas do ministro, que tem derrubado contas de aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) que questionam a atuação da Justiça Eleitoral no pleito presidencial. Algumas publicações do atual deputado estadual citando o artigo 142 da Constituição Federal foram excluídos do Twitter após denúncias de usuários.

A crítica de Gilberto se concentra, principalmente, sobre uma resolução do TSE que dá poderes a Moraes para derrubar publicações que considere falsas e cujo teor já tenha sido objeto de análise da Corte Eleitoral. “O juiz não foi imparcial como determina a legislação e a Suprema Corte referendou essas decisões inconstitucionais com o jogo em andamento”, comentou o deputado.

Questionado pelo blog, o parlamentar disse não ter conhecimento sobre eventual investigação contra as publicações dele na internet, mas admitiu que pode ser “banido” a qualquer momento. Na avaliação do deputado, ao bloquear contas de parlamentares federais e influenciadores sem ouvir o Ministério Púbico nem oferecer ampla defesa, o TSE “rasga a Constituição”. “Eu posso ser banido a qualquer momento por falar, e não existe crime de opinião no Brasil”, avaliou.

Banimento de contas

O economista e ex-deputado federal Marcos Cintra, que foi candidato a vice-presidente neste ano pelo União Brasil, teve a conta no Twitter suspensa por ordem judicial, neste domingo (06), um dia  depois que ele publicou uma série de questionamentos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a integridade da votação do segundo turno.

Além do economista, pelo menos cinco deputados federais tiveram suas contas suspensas, sendo três nesse fim de semana.  Os deputados Major Vitor Hugo (PL-GO), Coronel Tadeu (PL-SP) e Gustavao Gayver (PL-GO), aliados do presidente Jair Bolsonaro, também tiveram contas suspensas no Twitter.

Antes, na sexta-feira, o deputado eleito mais votado do país, Nikolas Ferreira (PL-MG), teve a conta suspensa por compartilhar questionamentos, levantados em uma live na Argentina, sobre o comportamento das urnas eletrônicas. O parlamentar, no entanto, conseguiu recuperar o acesso às contas no sábado (05).

Já a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) teve todas as suas redes derrubadas pelo TSE até a diplomação do presidente eleito, Lula da Silva (PT).

Ouça o áudio a seguir

Tocador de áudio


Fonte: Agenda Política