NOVOS RUMOS: 28 Prefeitos mudaram de lado neste segundo turno, confira quem ficou com João e quem ficou com Pedro - BLOG DO GERALDO ANDRADE

NOVOS RUMOS: 28 Prefeitos mudaram de lado neste segundo turno, confira quem ficou com João e quem ficou com Pedro

 


O segundo turno na Paraíba, tem tudo para ser uma das disputas mais acirradas dos últimos anos. Pedro Cunha Lima e João Azevêdo estão buscando apoios por todo o estado, principalmente dos Prefeitos. João tinha antes da eleição, 163 gestores ao seu lado, Pedro tinha 35.

Os dois candidatos buscaram incessantemente os apoios dos 24 Prefeitos que estavam com Veneziano no primeiro turno, mesmo tendo ficado na quarta colocação, o Senador conseguiu atrair um número expressivo de gestores em cidades importantes, que podem fazer a diferença nessa disputa.

Nessa matéria nós iremos elencar os Prefeitos que mudaram de lado nesse segundo turno, e como essas trocas podem impactar no resultado da eleição.

Em comparação ao último levantamento realizado faltando apenas dois dias para o primeiro turno, João Azevêdo tinha uma larga vantagem com 163 gestores ao seu lado, os outros três principais candidatos, Veneziano, Pedro e Nilvan tinham somados 60 Prefeitos. Com a definição do segundo turno entre João e Pedro, a grande maioria dos 24 Prefeitos que apoiaram Veneziano, migraram para o candidato do PSBD, atraídos principalmente pelo apoio do próprio Veneziano que surpreendentemente se juntou a campanha de um Cunha Lima pela primeira vez.

Faltando 8 dias para o segundo turno, o Governador agora tem o apoio de 166 gestores, Pedro conseguiu um número expressivo de Prefeitos e aparece com 57 lideranças municipais ao seu lado.

Pedro conseguiu angariar 19 dos 24 Prefeitos que estavam com Veneziano. As cidades são: Belém do Brejo do Cruz – Bom Sucesso – Curral de Cima – Curral Velho – Capim – Catingueira – Cabedelo – Congo – Itatuba – Jacaraú – Joca Claudino – Logradouro – Lucena – Manaíra – Monte Horebe – Pedras de Fogo – Pilõezinhos – Mulungu e Serra Redonda

Uma boa parte desses gestores apoiaram Taciano Diniz na campanha para Deputado Estadual, quando o Deputado saiu da base do Governador e foi para a de Veneziano, todos esses Prefeitos migraram para apoiar o candidato do MDB. A mesma coisa aconteceu no segundo turno, Taciano decidiu apoiar Pedro e a maioria desses gestores foi junto e vem pouco a pouco declarando os apoios ao Deputado Federal.

Nós podemos destacar cidades importantes como Lucena, Cabedelo, Jacaraú e Pedras de Fogo, que se seguirem o apoio dos seus Prefeitos, podem trazer um grande número de votos para Pedro nesta disputa.

Dentre os 24 gestores que apoiavam Veneziano, cinco desses Prefeitos decidiram por seguir o projeto de João Azevêdo. As cidades são: Areia – Baía de Traição – Caldas Brandão – Diamante e Santana de Mangueira.

Os Prefeitos Fábio Rolim, de Caldas Brandão, Hermes Filho, de Diamante e Serginho Lima de Baía de Traição, dizem que irão seguir com o Governador por acreditarem no projeto de João e pelo apoio irrestrito do Governador para Lula na disputa presidencial.

“Eu decidi por manter a coerência com o nosso presidente Lula e, por isso, vou estar junto com o governador nesse segundo turno para que a Paraíba continue no caminho do desenvolvimento. Peço a cada um diamantense que dê um voto de confiança a João Azevêdo para que ele trabalhe pelo crescimento da nossa cidade”, declarou o Prefeito de Diamante.

Após a realização desta matéria, foi acordado o apoio do último gestor que estava indeciso. Com a articulação do Deputado Hugo Motta, o Prefeito Nerival Inácio de Santana de Mangueira, declarou oficialmente a adesão para João Azevêdo

O único Prefeito que esteve ao lado de Nilvan Ferreira no primeiro turno, decidiu apoiar o Governador nesta disputa. A adesão do Prefeito de Alacantil, Cícero do Carmo, foi articulada pelos deputados estaduais Moacir Rodrigues (PSD) e Chico Mendes (PSB), também declararam apoio ao Governador, o Vice-Prefeito Noval Costa (PSD), os vereadores José Sousa (presidente da Câmara Municipal), Ivo José, Daniel Emanuel, Sil Carlos, além de todos os secretários do município.

Pedro também conseguiu angariar o apoio de três Prefeitos que estavam com João no primeiro turno. As cidades são: Barra de Santana – Coxixola e Lastro.

Uma outra vantagem para Pedro, é que até o momento ele não perdeu nenhum gestor para João, em uma disputa tão acirrada, qualquer desfalque pode resultar em uma considerável perda de votos.

A articulação de Efraim Filho foi primordial para esses gestores irem para o lado do candidato do PSDB. Se esperava um maior número de adesões, daqueles Prefeitos que apoiaram Efraim no primeiro turno, mas a maioria dessas lideranças já tinha firmado compromisso com o Governador, e é muito inviável que ocorram mais trocas desse tipo, nessa última semana antes do segundo turno.

 

CIDADEANTESAGORA
Barra de SantanaJoão AzevêdoPedro Cunha Lima
CoxixolaJoão AzevêdoPedro Cunha Lima
LastroJoão AzevêdoPedro Cunha Lima
AlcantilNilvan FerreiraJoão Azevêdo
Santana de MangueiraVeneziano VitalJoão Azevêdo
AreiaVeneziano VitalJoão Azevêdo
Baia de TraiçãoVeneziano VitalJoão Azevêdo
Caldas BrandãoVeneziano VitalJoão Azevêdo
DiamanteVeneziano VitalJoão Azevêdo
Belém do Brejo Do CruzVeneziano VitalPedro Cunha Lima
Bom SucessoVeneziano VitalPedro Cunha Lima
CabedeloVeneziano VitalPedro Cunha Lima
CapimVeneziano VitalPedro Cunha Lima
CatingueiraVeneziano VitalPedro Cunha Lima
CongoVeneziano VitalPedro Cunha Lima
Curral de CimaVeneziano VitalPedro Cunha Lima
Curral VelhoVeneziano VitalPedro Cunha Lima
ItatubaVeneziano VitalPedro Cunha Lima
JacaraúVeneziano VitalPedro Cunha Lima
Joca ClaudinoVeneziano VitalPedro Cunha Lima
LogradouroVeneziano VitalPedro Cunha Lima
LucenaVeneziano VitalPedro Cunha Lima
ManaíraVeneziano VitalPedro Cunha Lima
Monte HorebeVeneziano VitalPedro Cunha Lima
MulunguVeneziano VitalPedro Cunha Lima
Pedras de FogoVeneziano VitalPedro Cunha Lima
PilõezinhosVeneziano VitalPedro Cunha Lima
Serra RedondaVeneziano VitalPedro Cunha Lima


Fonte: Polêmica Paraíba