Ipec na PB, votos válidos: João tem 53% e Pedro, 47% - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Ipec na PB, votos válidos: João tem 53% e Pedro, 47%

 

João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB) — Foto: g1

Pesquisa Ipec encomendada pela TV Cabo Branco, divulgada neste sábado (29), mostra a corrida eleitoral para o cargo de governador da Paraíba em votos válidos. A um dia da eleição, a diferença entre João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB) indica um cenário de empate técnico no limite da margem de erro. Veja o resultado:

Nos votos válidos, o atual governador e candidato à reeleição João Azevêdo (PSB) lidera com 53%, enquanto Pedro Cunha Lima (PSDB) tem 47%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.



Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.


Entre os eleitores paraibanos, 89% afirmam que a decisão do seu voto é definitiva, e 11% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição; 1% preferiu não opinar.

Na pergunta espontânea de intenção de voto, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, 9% estão indecisos, ou seja, não sabem apontar espontaneamente em quem votariam.

Já os que dizem de forma espontânea que pretendem votar em branco ou nulo totalizam 7% (veja mais abaixo). Essa proporção de eleitores pode trazer movimentações de última hora, segundo o Ipec.

A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 27 e 29 de outubro em 37 municípios paraibanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo PB-03836/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-03443/2022.

Votos válidos
Resposta estimulada e única, em %:

João Azevêdo (PSB): 53% (na primeira pesquisa do segundo turno, de 20 de outubro, estava com 53%)
Pedro Cunha Lima (PSDB): 47% (na primeira pesquisa do segundo turno tinha 47%)
Votos totais
Veja os percentuais considerando os votos brancos e nulos.


João Azevêdo (PSB): 49% (na primeira pesquisa do segundo turno, de 20 de outubro, estava com 47%)
Pedro Cunha Lima (PSDB): 44% (na pesquisa anterior, tinha 42%)
Brancos e nulos: 4% (antes, eram 7%)
Não sabem ou não responderam: 3% (antes, 4%)
Espontânea
Na sondagem espontânea, quando os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos, João aparece com 42%, e Pedro, com 41%.

Resposta espontânea e única, em % de votos totais:

João Azevêdo (PSB): 42% (na primeira pesquisa do segundo turno, de 20 de outubro, estava com 40%)
Pedro Cunha Lima (PSDB): 41% (na primeira pesquisa do segundo turno, 35%)
Outros: 2% (eram 4% na pesquisa anterior)
Brancos e nulos: 7% (eram 10% na pesquisa anterior)
Não sabem ou não responderam: 9% (eram 11% na pesquisa anterior)
No primeiro turno, João Azevêdo recebeu 863.174 votos (39,65%) e Pedro Cunha Lima, 520.155 (23,90%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.


Fonte: G1