Wilson Santiago repudia decisão monocrática que suspende piso nacional da enfermagem - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Wilson Santiago repudia decisão monocrática que suspende piso nacional da enfermagem

 

Um dos principais defensores do piso salarial nacional da enfermagem na Câmara dos Deputados, o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) repudiou a decisão monocrática do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu, neste domingo (4), a conquista de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. 


“O piso salarial da enfermagem é uma conquista mais que merecida de categorias que mantêm o pleno funcionamento da Saúde no Brasil. A decisão de um só ministro não pode prejudicar milhares de profissionais e derrubar o avanço social construído pelo Congresso Nacional”, disse Wilson Santiago.


O piso salarial nacional da enfermagem (Lei nº 14.434/2022) foi proposto pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES). Na Câmara dos Deputados, Wilson Santiago foi um dos parlamentares que mais defendeu a aprovação da proposta que estabelece como base o valor de R$ 4.750 para enfermeiros e serve de referência para os salários dos demais profissionais. O novo piso da enfermagem começaria a ser pago nesta segunda-feira (5). 


Wilson Santiago reafirma sua confiança na mais alta Corte da Justiça brasileira e no pleno respeito entre os Poderes para que a lei seja mantida. “O Poder Legislativo precisa ser respeitado. Acredito que o Pleno do Supremo irá reverter a decisão e manter o que foi estabelecido após muita discussão por senadores e deputados de todo o país junto à sociedade”, finalizou o deputado.


Blog do Geraldo Andrade com Assessoria