Conheça seis fatores capazes de definir as eleições de governador da Paraíba e como candidatos podem abordar os temas - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Conheça seis fatores capazes de definir as eleições de governador da Paraíba e como candidatos podem abordar os temas

 

Em publicação neste domingo (14), o jornal O Globo elencou seis fatores que podem ser decisivos nessa campanha para as eleições deste ano, principalmente para os cargos de presidente e de governador.



São pontos que a depender de como os candidatos abordarão esses temas, podem angariar voto daqueles eleitores que ainda estão indecisos ou perder o voto daqueles que ainda não têm opção fixada.


Confira a seguir quais são esses fatores que podem fazer a diferença nas eleições para governador da Paraíba.


Auxílio Brasil e programas sociais


Por mais que o tema tenha maior força no embate nacional, candidatos a governador podem receber ou perder votos a partir do apoio ou rejeição a programas sociais de transferência de renda. Por isso, o incremento de atuais programas sociais ou a chegada de novos podem figurar nas propostas de governo dos candidatos.



Voto ‘envergonhado’


Muitos eleitores têm vergonha de dizer em quem vota com medo de ser julgado pela sociedade ou pela hostilidade que o cenário político brasileiro tomou nos últimos quatro anos.


Com isso, os resultados que são mostrados nas pesquisas eleitorais a dois meses do primeiro turno podem ser diferentes do resultado oficial, pois esses eleitores envergonhados se sentem seguros de dizer em quem vota apenas para si, diante da urna.


Fake news


Fenômeno recente e de grande discussão desde as últimas eleições, as fake news estão cada vez mais presentes. E com a facilidade do acesso à internet e pela velocidade de transmissão da informação, cada vez mais essas inverdades são compartilhadas por eleitores sem qualquer tipo de filtro.



Essas mensagens falsas compartilhadas acabam por convencendo eleitores indecisos. Especialistas ouvidos pelo O Globo apontam que essas notícias falsas circulam mais ‘livremente’ do lado conservador e da extrema-direita brasileira.


Propaganda eleitoral gratuita


Ter mais tempo de exibição de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão não garante a vitória na eleição, mas ajuda o candidato a se apresentar ao seu eleitor e apresentas suas propostas e visão política.


Na Paraíba, a expectativa é que Pedro Cunha Lima (PSDB) tenha a maior fatia de exibição, seguido de perto pelo atual governador João Azevêdo (PSB). Partidos e candidatos costumam traçar diversas estratégias para a exibição dos seus blocos de propaganda eleitoral, para atrair cada vez mais mais eleitores.



Polarização


É inegável que as eleições presidenciais do Brasil estão polarizadas entre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT). Na Paraíba, por mais que neguem e preguem que as eleições não podem ser polarizadas e pautadas pelo debate nacional, muitos deles já declararam votos e apoio a seus candidatos a presidente, na expectativa de conseguir para si aqueles eleitores que já têm seu candidato a presidente mas não a governador.


Entre os candidatos, um é declaradamente apoiador e apoiado pelo presidente Bolsonaro: Nilvan Ferreira (PL). Do outro lado, quem é apoiado e apoia Lula é Veneziano Vital do Rêgo (MDB).


Já outros candidatos já afirmaram apoiar Lula no âmbito nacional, como João Azevêdo ou Adjnany Simplicio (PSOL).



Líderes religiosos


Como dito por O Globo, as eleições de 2018 colocaram os votos de líderes religiosos no centro do debate das eleições presidenciais, o que tende a se repetir em 2022. A questão pode também se repetir na eleição estadual.


Clique aqui e confira a reportagem completa publicada por O Globo.






Fonte: Polêmica Paraíba

Créditos: Polêmica Paraíba