Reprodução IGMA 2022

O município de Uiraúna não obteve uma boa pontuação no ranking do Índice de Gestão Municipal do Instituto Aquila. A cidade está na posição de número 176 do IGMA entre os 223 municipios da Paraíba.

Se a posição de número 176 entre todos os municípios já é preocupante, esses números traduzem ainda mais preocupação e carência de melhorias quando essa comparação é feita com base em regiões. Se compararmos a cidade de Uiraúna entre os 83 municipios da mesorregião do sertão cidade de está na posição de número 75 e entre os 15 municipios da microrregião de Cajazeiras Uiraúna está na penúltima colocação ganhando apenas de Cachoeira dos Índios.

Ranking Uiraúna por região – Foto: Reprodução
 
Comparação com algumas cidades da região – Foto: Reprodução

Para se chegar a essa classificação o instituto analisa os indicadores a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Os dados obtidos pelo Site Muído com base nas classificações disponíveis na plataforma do instituto na internet. Na tabela abaixo é possível comparar a pontuação de Uiraúna com outros municípios da região do Vale do Rio do Peixe. A plataforma não permite avaliar mais do que cinco cidades em efeito de comparação dento do próprio sistema, porém apenas Cachoeiras dos Índios fora da Região do Vale do Rio Do Peixe obteve menor pontuação do que a cidade de Uiraúna.

O que é o Instituto Aquila?

O Instituto Aquila é uma consultoria internacional com sedes no Brasil, Colômbia, Austrália, Suíça e Portugal que oferece soluções gerenciais de excelência global, focadas na melhoria dos resultados de seus clientes.

Com atuação em 19 países da América, Europa e Oceania, possui mais de 1.200 projetos em carteira, apoiados por escritórios no Brasil, Colômbia, Austrália, Suíça e Portugal. Mantém um Centro de Estudos em Zurique, onde são conduzidas pesquisas e desenvolvidas inovações em gestão. No Brasil um dos seus projetos mais destacados é o Prêmio Band Cidades Excelentes, uma parceria com o grupo Bandeirantes de Comunicação.

A plataforma foi criada com um olhar municipal. Assim, o Aquila busca engajar a população e os gestores municipais na busca pela melhoria do serviço público e o consequente ganho de qualidade de vida da população.


Fonte: Muido