A trajetória política do primeiro vice-prefeito de Poço Dantas, Del Pereira - BLOG DO GERALDO ANDRADE

A trajetória política do primeiro vice-prefeito de Poço Dantas, Del Pereira



 O pecuarista e patriarca Manoel Pereira de Queiroz (Del Pereira), nasceu em 28 de abril de 1938 no Distrito de Tanques-zona rural de Poço Dantas-PB. Casado com Dona Lica.  Pai do ex-vereador Erivando Pereira de Queiroz, da ex-primeira-dama de Poço Dantas, ex-secretária municipal de Ação Social e Saúde, Branca Pereira e do agente de combate às endemias, Manoel Pereira de Queiroz Filho (Branco). Membro das tradicionais famílias Pereira e Queiroz. 



No pleito de 1988, Manoel Pereira de Queiroz (Del Pereira), disputou o cargo de vereador em Uiraúna pelo PFL e obteve 231 votos, 2,7% dos votos válidos. Na eleição de 1992, Del Pereira volta a disputar uma vaga na Casa Legislativa Olinto Pinheiro pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), obtendo 258 votos, 2,59% dos votos válidos ficando na suplência. 


Em 29 de Abril de 1994, o então governador Cícero Lucena Filho criou o município de Poço Dantas. O Município teve sua emancipação política em 29 de abril de 1994, através da Lei nº 5.931. Em 3 de outubro de 1996, aconteceu a primeira eleição, tendo sido eleito José Milton Santiago (Azulão Santiago) como primeiro representante constitucional do município e como primeiro vice-prefeito, o líder político do Distrito de Tanques, Manoel Pereira de Queiroz (Del Pereira), eleitos pelo PDT.


Manoel Pereira de Queiroz (Del Pereira) demonstrando prestígio político elegeu o filho Erivando Pereira de Queiroz para quatro mandatos de vereador. Erivando de Del foi eleito nas eleições de 2000, 2004, 2008 e 2012.


Manoel Pereira de Queiroz (Del Pereira) sempre foi um fiel correligionário dos líderes políticos de Uiraúna, médico Geraldo Nogueira de Almeida (Dr. Geraldo Nogueira) e Dr. Paulo Arthur de Almeida Bastos.


Em 1997, o então vice-prefeito Del Pereira ao lado do prefeito, José Milton Santiago (Azulão Santiago), do líder político e ex-prefeito de Uiraúna, médico Geraldo Nogueira de Almeida (Dr. Geraldo Nogueira), do ex-deputado federal e ex-secretário de Justiça da Paraíba, advogado Inaldo Rocha Leitão e dos vereadores recepcionou o então governador do Estado da Paraíba, José Targino Maranhão (Zé Maranhão) em visita ao Município de Poço Dantas.  


O líder político Del Pereira tem como qualidades a paciência, mansidão, gentileza, humildade, respeito, honestidade, o carisma, o amor à família e ao trabalho e o compromisso em colaborar com a população. 


Abdias Duque de Abrantes

Advogado, jornalista, servidor público e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.