PoderData: Lula lidera com 40% e diferença para Bolsonaro diminui para 8 pontos - BLOG DO GERALDO ANDRADE

PoderData: Lula lidera com 40% e diferença para Bolsonaro diminui para 8 pontos

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a pesquisa PoderData, com posição estável na casa de 40%. Segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (2), Lula venceria o presidente Jair Bolsonaro (PL) tanto no primeiro turno como numa disputa em segundo turno. O petista tem o mesmo percentual da pesquisa anterior, enquanto Bolsonaro tem 32%, variação de 1 ponto percentual acima em relação a duas semanas. Num eventual segundo turno, Lula venceria por 51% a 37%. A diferença vem apresentando uma redução dentro da margem de erro. Em duas semanas, caiu de 9 para 8 pontos percentuais no primeiro turno e de 15 para 14 pontos em segundo.



Ciro Gomes (PDT) está na terceira colocação para as simulações de primeiro turno, com 7%, e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) vem logo atrás, com 6%. O levantamento incluiu pela primeira vez o governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite (do PSDB, mas que pode se filiar ao PSD), que aparece com 3%. João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) estão com 2% cada.


De acordo com o PoderData, Lula tem os seus maiores percentuais na região Nordeste (50%) e entre eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos (48%). Bolsonaro lidera apenas no Centro-Oeste, com 43%. Além disso, o ex-presidente é favorito entre todos os recortes de idade, nas regiões Sul, Sudeste e Norte e também entre homens e mulheres.


Lula segue favorito

Outro recorte feito pela pesquisa é o religioso. Entre os católicos, Lula tem alta vantagem sobre Jair Bolsonaro: 44%, ante 26% do atual presidente. Entretanto, o petista perde entre os evangélicos, com 48% preferindo o chefe de Executivo, contra 27% a favor de Lula.


O favoritismo de Lula é visto em outras pesquisas. O levantamento do Ipespe, divulgado na última sexta-feira (25), mostra o ex-presidente com 43%, mesmo percentual do levantamento anterior. O segundo colocado, Jair Bolsonaro, tem 26%. Nas projeções de segundo turno, o petista mantém a liderança.


Segundo o PoderData, foram entrevistadas 3 mil pessoas, de domingo (27) até ontem (1º), em 226 municípios nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR 01570/2022.


Fonte: Rede Brasil Atual