A trajetória política do ex-vice-prefeito de Poço Dantas e Uiraúna, advogado Hélio de Almeida Freitas Machado - BLOG DO GERALDO ANDRADE

A trajetória política do ex-vice-prefeito de Poço Dantas e Uiraúna, advogado Hélio de Almeida Freitas Machado

- Foto: Reprodução

O advogado, ex-subprocurador da Prefeitura Municipal de Poço Dantas, professor e empresário, Hélio de Almeida Freitas Machado nasceu em Poço Dantas-PB.


Filho do ex-chefe político de Poço Dantas, ex-escrivão do Cartório, ex-candidato a vereador pela União Democrática Nacional (UDN) em 1959 em Uiraúna, ex-Delegado de Polícia, Anastácio de Almeida Machado “in memoriam” e Dona Josefa Cesário de Freitas de saudosa memória.


É  casado com Sanderleia Maria Anacleto de Andrade Almeida e pai do advogado  Hérleson Sarllan Anacleto de Almeida.


O advogado Hélio de Almeida Machado  é irmão da professora, ex-vereadora, ex-vice-prefeita de Uiraúna, defensora pública na Comarca de São João do Rio do Peixe, Dra. Damy Almeida Freitas Oliveira da

professora Fátima de Almeida Freitas, Cosma de Almeida Freitas, Adriana Almeida, dentre outros.


Hélio Machado é  sobrinho do ex-candidato a vereador no pleito de 1963 em Uiraúna pelo Partido Social Democrático (PSD), Vicente de Almeida Machado "in memoriam".


Hélio de Almeida Freitas Machado foi candidato a vice-prefeito de Uiraúna na eleição de 1992 pelo PMDB tendo como candidato a prefeito o médico João Bosco Nonato Fernandes (Dr. Bosco).

A chapa foi vitoriosa obtendo 5.583 votos, 51,17% dos votos válidos.


Na primeira eleição municipal de Poço Dantas em 1996, o advogado Hélio de Almeida Freitas Machado disputou o cargo de prefeito pelo PMDB, tendo como candidato a vice-prefeito, Vicente José de Maria. Hélio Machado obteve 809 votos, 45,09% dos votos válidos.


No pleito de 2000 em Poço Dantas foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada pelo saudoso prefeito, José Milton Santiago (Azulão Santiago).


Azulão Santiago e Hélio Machado foram eleitos pela Coligação formada pelos partidos PSDB, PPB, PDT e PMDB e obtiveram 1.352 votos.


O professor  Hélio de Almeida Freitas Machado  é  diretor-presidente da Faculdade do Oeste Potiguar (FAOP), com sede em São Miguel-RN. A instituição de ensino oferece os cursos de Engenharia Civil, Psicologia e Serviço Social.


Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB 604