Cardiologista alerta que aumento da temperatura eleva risco de infarto e derrame cerebral 08/01/2022 - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Cardiologista alerta que aumento da temperatura eleva risco de infarto e derrame cerebral 08/01/2022

 


Verão lembra sol, mar, altas temperaturas… infarto! Ops! É isso mesmo? Sim, no verão, o calor e a umidade aumentam a perda de água e sais minerais no organismo. A temperatura mais alta favorece o aumento da pressão arterial e eleva o risco de infarto ou derrame cerebral. Obesos, diabéticos e cardíacos devem ficar ainda mais atentos a potenciais problemas no coração, porque fazem parte de grupos de risco.



“As altas temperaturas do verão aumentam a espessura do sangue, fazendo subir a pressão arterial e a frequência cardíaca, elevando assim o risco de a pessoa sofrer um infarto ou de ter um derrame cerebral”, explica o cardiologista e pesquisador Valério Vasconcelos. Também por isso, o número de incidentes cardíacos costuma crescer nesta época do ano. “Pessoas obesas, diabéticas e portadoras de algum problema cardiovascular fazem parte do grupo de maior risco. Elas são as mais propensas a sofrer com as altas temperaturas”, diz.


Conforme o especialista, que é autor do livro “O coração gosta de coisas boas”, no verão, também é comum que algumas pessoas se exercitem mais. E isso requer atenção. “As mudanças de hábitos alimentares e o aumento da intensidade das atividades físicas que geralmente ocorrem no verão podem causar problemas cardíacos diversos. Diante de excessos e alterações na rotina, é importante prestar mais atenção à saúde do coração durante esta época do ano”, afirma.


Valério Vasconcelos também lembra que altas temperaturas, excessos alimentares e abuso de bebidas alcoólicas são fatores de risco para problemas no coração. Como o médico comentou antes, o calor provoca mudanças no corpo, inclusive no sistema cardiovascular. “Tais alterações precisam de atenção, especialmente nos idosos, em cardiopatas e portadores de outros problemas, como a doença arterial coronária (entupimento nas artérias do coração) ou ainda aqueles que já têm alguma predisposição ou fator de risco, entre eles o tabagismo, sedentarismo, obesidade, colesterol alto, hipertensão e diabetes”, alerta.


O cardiologista comentou ainda que o excesso de consumo de bebida alcóolica é frequente no verão e, infelizmente, também torna comuns as complicações cardíacas decorrentes desse hábito. “Sabe-se que o consumo excessivo de álcool ocasiona alterações no ritmo cardíaco (arritmias). Existe uma entidade chamada ‘holiday heart syndrome’, síndrome do coração pós-feriado, que consiste no aparecimento de uma arritmia cardíaca após consumo excessivo de álcool no fim de semana”, afirma.

Fonte: Portal Wscom