Poçodantenses participam de ato em Brasília pela aprovação das PECs 14 e 22 - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Poçodantenses participam de ato em Brasília pela aprovação das PECs 14 e 22



 O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado da Paraíba (SINDACS-PB), junto à categoria dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, esteve  de 4 a 6 de outubro, em Brasília participando da Semana Nacional de Luta pela aprovação da PEC 14 (desprecarização e aposentadoria especial) e pelo reajuste do Piso Salarial Nacional. 


De acordo com a PEC 22 o vencimento dos agentes comunitários de saúde 

e dos agentes de combate às endemias não será inferior a dois salários mínimos, repassados pela União aos Municípios, Estados e Distrito Federal.


Do Município de Poço Dantas, no Alto Sertão da Paraíba participaram a gente comunitária de saúde da Comunidade de Boa Vista, Antônia Nunes da Silva (Toinha da Boa Vista) e o Agente de Combate às Endemias, Rogério Macena da Silva.


O Presidente da FENASCE Luiz Cláudio faz um breve resumo da conquista até agora parcial da derrubada do Veto 44, derrubar este veto significa abrir caminho para o nosso reajuste salarial de 2022, sem previsão orçamentária não existe reajuste.


A delegação da Paraíba deixa Brasília com a certeza do dever cumprido e de que dias melhores estão por vir.


Segundo o presidente em exercício Marcelo  Ramos o veto 44 deve ser pautado entre os dias 18 e 21 deste mês de outubro, estes são os primeiros frutos da grande mobilização dos ACS’s e ACE’s de todo país que ocorreu nos dias 04/05 e 06 em Brasília-DF.


"Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias são profissionais envolvidos diretamente na implantação e manifestação das políticas públicas de saúde, fortalecimento do SUS e reorganização do modelo técnico-assistencial de saúde do Brasil, sendo peças importantes no atendimento primário à saúde", disse a agente comunitária de saúde do Distrito de São João Bosco-Poço Dantas, Maria Lúcia Nunes.


Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTB-PB 604