FOGO AMIGO: Vereador José Ivan, de São João do Rio do Peixe, critica critérios do PAA do Governo do Estado - BLOG DO GERALDO ANDRADE

FOGO AMIGO: Vereador José Ivan, de São João do Rio do Peixe, critica critérios do PAA do Governo do Estado

 



O vereador José Ivan (Cidadania), de São João do Rio do Peixe, aproveitou a visita do governador João Azevedo ao município, mais precisamente ao Centro de Distribuição de Alimentos, para tecer críticas ao  Programa de Aquisição de Alimentos desenvolvido pelo Governo do Estado. O vereador declarou que discorda do critério utilizado pelo PAA estadual, de fazer a distribuição no município de produtos produzidos em outras regiões do estado. O parlamentar criticou principalmente a inclusão do abacaxi e do inhame na cesta de alimentos distribuída para população carente.


As declarações do vereador José Ivan, reproduzidas em vários grupos de Whatsapp da região do Alto Sertão, chamou a atenção por dois motivos. Primeiro por partir de um aliado do governador João Azevedo e do deputado Júnior Araújo, sendo o principal responsável pela a indicação dos cargos do Estado em São João do Rio do Peixe. O Segundo é o fato  do parlamentar desconher que a aquisição dos alimentos do PAA é feita de forma estadual, sendo comum que alimentos produzidos em maior quantidade em determinadas regiões sejam distribuídos para outros municípios.


O edital emergencial do PAA-CDS em vigência permite compra de inhame, macaxeira, folhagem polpa de fruto, bolo, abóbora, milho, manga, banana entre outros produtos. O novo edital pretende inserir o ovo caipira, a macaxeira embalada a vácuo, o peixe e o arroz vermelho que tem o município de São João do Rio do Peixe como o maior produtor da Paraíba.  O arroz outrora vendido para os estados vizinhos por meio de atravessadores deverá ser comprado pelo Estado da Paraíba por meio do PAA-CDS.