O município de Sousa pode ter em breve toda a sua população maior de 18 anos imunizada. É o que prevê um projeto piloto de soroprevalência do Governo da Paraíba em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que tem o apoio do deputado federal Wilson Santiago. No próximo dia 23, o deputado participará de uma audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e irá tratar sobre o assunto e reivindicar a ampliação do projeto para outros municípios paraibanos que também estejam com altas taxas de transmissibilidade.
O projeto visa vacinar 35 mil pessoas em Sousa de uma população de 69,4 mil. Os moradores serão testados antes e depois da vacinação, conforme propõe o projeto que pretende averiguar a intensidade de circulação do vírus. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o município de Sousa tem uma taxa de transmissão de 3,35 e um índice de letalidade de 1,6.
Wilson Santiago ressaltou que o município de Sousa enfrenta um momento crítico da pandemia e a execução desse projeto é de extrema importância para garantir a saúde da população e contribuir para novas descobertas através da ciência. “Irei reivindicar celeridade ao ministro da Saúde e pedir que essa ação seja ampliada para outros municípios. Quanto mais vacinas tivermos disponíveis para a população, mais vidas serão preservadas”, afirmou Wilson
Blog do Geraldo Andrade Com Assessoria