Novo decreto será mais 'ameno' e deve ser elaborado no sábado - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Novo decreto será mais 'ameno' e deve ser elaborado no sábado

 

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, declarou na tarde desta quinta-feira (1º) que o novo decreto de combate à pandemia de Covid-19 será mais ameno, desde que o isolamento social implantado através das medidas estaduais gere o efeito desejado no controle da transmissão do coronavírus.


Ele afirmou que as permissões para retomada de atividades dependerão da classificação dos municípios nas bandeiras do Novo Normal PB, que serão definidas no sábado (3), mesmo dia de elaboração do novo decreto. As informações foram prestadas em entrevista ao programa Arapuan Verdade.




 

 

Nós decidiremos no sábado esse novo decreto. Há uma tendência de ser um decreto mais contemporizador, mais ameno, desde que os 10 dias (de feriado prolongado) surtam o efeito desejado, mesmo com alguns paraibanos não obedecendo a essas restrições, infelizmente. Mas é um número pequeno da população. A maioria está ciente da gravidade do momento, não só na Paraíba, mas no Brasil inteiro. Esperamos que os paraibanos mantenham essa conduta até a segunda-feira, de ficar em casa”, explicou.


O secretário declarou que a partir do dia 20 de abril, a tendência é que haja uma queda no número de casos e mortes por covid-19. “A população tem que entender a importância desse isolamento, a atuação dos paraibanos nos próximos três dias será fundamental no reflexo, para que no dia 20 de abril possamos ter uma diminuição no número de casos”, completou o médico.


Geraldo Medeiros falou ainda que a classificação dos municípios nas bandeiras vai dar suporte às permissões de retomada de atividades que constarão no decreto. “Analisaremos a partir do sábado porque já teremos as bandeiras dos 223 municípios e aí, dependendo do fluxo dessas bandeiras, nós definiremos qual o norte do próximo decreto.”


O médico também falou durante a entrevista sobre o desempenho em relação à vacinação no estado. De acordo com ele, a Paraíba mostra uma reunião de esforços da secretaria de saúde, Governo do Estado, dos secretários municipais e de todos os profissionais de saúde atuando em conjunto.


Segundo Geraldo Medeiros, o resultado do esforço e do trabalho mostra a Paraíba em segundo lugar no Brasil no número de vacinação da população. “Isso é importante, mostra que o governo está empenhado em vacinar a população, estamos entristecidos com as mortes dos paraibanos e os meios de combater são através da vacinação e isolamento”, disse o secretário.




 

 

A Paraíba já aplicou 450 mil doses do imunizante contra a Covid-19, 365 da primeira dose e 85 da segunda; o estado já recebeu 656 mil doses, de acordo com o secretário. Uma parte é guardada em decorrência da segunda dose, necessária para a efetivação do efeito imunizante da vacina e total proteção contra o coronavírus.


Fonte: Wscom