Biografia do servidor aposentado da Assembleia Legislativa da Paraiba, bacharel em Direito, João Abrantes Barbosa. - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Biografia do servidor aposentado da Assembleia Legislativa da Paraiba, bacharel em Direito, João Abrantes Barbosa.

 

João Abrantes Barbosa (Joca Abrantes) é  bacharel em Direito e servidor aposentado da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba.


Era casado com a farmacêutica-bioquímica, Fátima Silveira de Abrantes "in memoriam", filha do saudoso diretor da Escola Agrotécnica Federal de Sousa (EAF), hoje IFPB, Dr. João Romão Dantas, tio da prefeita constitucional  de Uirauna, Leninha Romão.


São  seus filhos o administrador de empresas, Felippe Silveira de Abrantes, o  funcionário público, André Silveira de Abrantes  e a enfermeira da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Fabricya Silveira de Abrantes.


O servidor público aposentado João Abrantes Barbosa é  filho do saudoso agropecuarista Assis Barbosa  e da matriarca Francisca Maria de Abrantes (Chiquinha Abrantes) "in memoriam". Nasceu na Comunidade do Pinhão-zona de Vieiropolis no Alto Sertão da Paraiba.


São seus irmãos o ex-vice-prefeito, ex-presidente da Câmara Municipal, ex-Presidente do Diretório Municipal do PSC  e ex-vereador em Luís Gomes-RN, José Abrantes Barbosa; ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal e ex-secretário municipal de Obras de Vieirópolis, Sinval Abrantes Barbosa; o ex-vice-prefeito de Tenente Ananias-RN, educador e tribuno, Valdemar Abrantes Barbosa (Mazinho Abrantes); farmacêutico-bioquímico, Augusto Abrantes Barbosa; Sra. Necy Abrantes; Quinca Barbosa; pecuarista Chico Barbosa; Sra. Maria Abrantes de Oliveira de saudosa memória; Sra. Jasmira Abrantes; Sra. Tiquinha Abrantes Pereira e Creusa Abrantes.


João Abrantes Barbosa serviu ao Exército no 1º Batalhão de Engenharia de Construção (1º B E C),  uma organização militar da arma de engenharia do Exército Brasileiro. A primeira unidade (1º BEC) foi criada por decreto nº 36.787 de 19 de janeiro de 1955, sediada na cidade de Caicó - RN.


Membros das tradicionais famílias Abrantes, Barbosa, Estrela, Tomaz e Brito.


João Abrantes Barbosa foi assessor parlamentar dos saudosos deputados estaduais Paulo  de Tasso Benevides Gadelha e  Raimundo Doca Benevides Gadelha (Doca Gadelha) na Assembleia Legislativa do Estado da Paraiba. É bacharel em Direito pela Universidade Federal de da Paraiba (UFPB).


Abdias Duque de Abrantes 

Advogado, jornalista, servidor público e  especialista  em Direito e Processo do Trabalho) pela  Universidade Potiguar (UnP).

Blog do Geraldo Andrade