Políticos da Paraíba e de todo o país lamentam morte de José Maranhão - BLOG DO GERALDO ANDRADE

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Políticos da Paraíba e de todo o país lamentam morte de José Maranhão

 

Políticos de diversas partes do país emitiram notas de pesar pela morte do senador e ex-governador paraibano José Maranhão (MDB). Ele faleceu na noite de ontem (8) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, vítima de complicações da Covid-19.


O paraibano era decano do Senado Federal. Ele estava internado desde 29 de novembro de 2020, e foi transferido a São Paulo em 3 de dezembro, onde morreu.


Veja as manifestações:


João Azevêdo


“Uma tristeza imensa para todos nós, paraibanos e paraibanas, a morte do senador, ex-governador e grande paraibano José Maranhão. Das muitas vidas perdidas e histórias desfeitas pela pandemia, chega ao fim a trajetória de um homem público que dedicou sua vida ao nosso estado.”


Cícero Lucena


“Recebi com o peito inundado de lágrimas a notícia da morte do grande amigo de muitas batalhas, o senador da República, José Targino Maranhão. Paraibano aficionado pelo seu povo, o “mestre de obras” levou esperança para boa parte dos paraibanos, através do seu Plano das Águas.


Maranhão foi um gestor austero, pai carinhoso e marido profundamente apaixonado, tendo vivido uma linda história de amor ao lado da sua inspiração, a desembargadora Fátima Bezerra. Minha solidariedade neste momento de profunda dor a todo o povo da Paraíba. Vá em paz, meu amigo!”


Bruno Cunha Lima


“A Paraíba perde um dos mais notáveis homens públicos da contemporaneidade, com mais de seis décadas de atividade política e que galgou os mais importantes cargos do Estado.


Mesmo que na maior parte das vezes José Maranhão tenha militado no campo adversário de seu grupo político, do ponto de vista partidário,  ex-deputado estadual e federal, ex-governador e senador sempre procurou manter as melhores relações pessoais com sua família.”


Senadores


Veneziano Vital


“Perdemos hoje o nosso amigo, líder e irmão, Senador José Maranhão, grande homem público, referência na política e exemplo de dedicação à família, à Paraiba e ao Brasil. Rogamos a Deus que o acolha na Vida Eterna e que conforte os familiares e milhares de amigos que aqui permanecem, em oração.”


Daniella Ribeiro


“É com muita tristeza que lamentamos o falecimento do senador José Maranhão, ocorrido na noite desta segunda-feira (8). Maranhão, nome forte na política, homem de coração grandioso para os que os conheceram de perto e com ele tiveram o prazer de conviver. Referência na política paraibana, fez história, deixou histórias, foi exemplo de homem público. Sua morte em decorrência da covid-19 deixa a Paraíba em silêncio. Silêncio esse em respeito à sua trajetória, aos seus familiares, à sua memória.”


Rodrigo Pacheco , presidente do Senado Federal


“É com grande pesar que o Congresso Nacional recebe a confirmação, nesta segunda-feira (8), da morte do senador paraibano José Maranhão, aos 87 anos, vítima de complicações decorrentes da Covid-19. Em homenagem à sua memória, o Senado Federal decreta luto oficial de 24 horas. Ficam mantidas as reuniões internas de trabalho, como a Reunião de Líderes da Casa. José Targino Maranhão cumpria o seu segundo mandato como senador da República. Maranhão começou na política na década de 1950. Precisamente em 1955, quando foi eleito deputado estadual, cargo para o qual foi reeleito por mais três mandatos. Também foi três vezes deputado federal. E governador do estado da Paraíba em três ocasiões. As sinceras condolências do Parlamento Brasileiro à família, amigos e a todos os paraibanos e paraibanas”.


Telmário Mota, senador por Roraima


“Meus sinceros sentimentos à família do amigo José Maranhão, à sua esposa, filhos e netos, que hoje se despedem desse grande nordestino, “mestre das obras”, que sempre lutou a favor da vida dos paraibanos e brasileiros. Fica a saudade e o exemplo de um grande ser humano”.


Cid Gomes, senador pelo Ceará


“É com tristeza que recebo a notícia do falecimento do senador José Maranhão (MDB-PB). Um defensor do Nordeste. Que os parentes e amigos encontrem conforto e paz. Meus sentimentos a todos e ao povo da Paraíba”.


Humberto Costa, senador por Pernambuco


“Imensa tristeza receber a notícia da morte do senador José Maranhão, do MDB da Paraíba, estado irmão de Pernambuco. Um grande quadro da política, 2° membro do Senado Federal vitimado pela Covid, assim como Arolde de Oliveira. Meus sinceros sentimentos à família e aos paraibanos”.


Randolfe Rodrigues, senador pelo Amapá


“Acabo de receber a triste notícia da partida do querido amigo senador, José Maranhão. De longe, um dos maiores expoentes da nossa política, em muito contribuiu no parlamento. Não à toa, era tão querido em sua amada Paraíba. Envio meus sinceros sentimentos à família e amigos”.


Weverton Rocha, senador pelo Maranhão


“É com profundo pesar que tomo conhecimento do falecimento do senador José Maranhão. José Maranhão era um dos nomes mais experientes do Senado, deu

grandes contribuições à política brasileira e teve uma bonita trajetória. Meus sentimentos à família e a todo povo da Paraíba”.

Rogério Carvalho (PT), senador por Sergipe: “Com imenso pesar q recebemos a notícia do falecimento de mais um colega do Senado Federal, vítima da Covid-19, senador José Maranhão. Perdemos um amigo e o Brasil perde um grande quadro da política nacional. Solidariedade aos amigos e familiares”.


Flávio Arns, senador pelo Paraná


“Recebo com tristeza a notícia do falecimento do senador José Maranhão, vítima da Covid-19. Assim como na política, ele lutou bravamente pela vida. Deixa um legado para a história da Paraíba e para o Brasil. Nossa solidariedade à família e amigos. Ele fará muita falta entre nós”.


Plínio Valério, senador pelo Amazonas


“Com muita tristeza recebo a notícia do falecimento de mais um companheiro de Senado. José Maranhão lutou bravamente, mas foi vencido pela Covid-19. Que Deus conforte sua família e equipe por essa dura perda. Meus sinceros sentimentos”.


Fernando Collor, senador por Alagoas


“Perdemos hoje José Maranhão, referência na política brasileira e nordestina. Ele dedicou 65 anos de sua vida à Paraíba e ao Brasil como deputado, constituinte, vice-governador, governador e senador da República. Meu sincero pesar à família, aos amigos e aos paraibanos”.


Antonio Anastásia, senador por Minas Gerais


“Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento do senador José Maranhão, o decano do Senado nessa legislatura. Convivi de perto com o senador Maranhão, especialmente quando ele presidiu a CCJ, entre 2015 e 2016, logo quando cheguei ao Senado e tornei-me titular da comissão”.


Luis Carlos Heinze, senador pelo Rio Grande do Sul


“Perdemos o senador José Maranhão (MDB) na luta contra a Covid-19. Ele resistiu bravamente 71 dias contra a doença. Foi meu parceiro na Comissão de Agricultura e na CCJ do Senado Federal. Mais um colega que nos deixa nesta pandemia. Meus sentimentos aos amigos e familiares”.


Nelsinho Trad, senador pelo Mato Grosso do Sul


“Hoje o Senado Federal sofreu mais uma grande perda para a Covid-19. Nosso colega senador e ex-governador da Paraíba, José Maranhão, não resistiu às complicações desta terrível doença. Com seus quase 70 anos de vida pública, deixa um legado de trabalho e de dedicação ao seu Estado”.


Simone Tebet, senadora pelo Mato Grosso do Sul


“Com grande tristeza, manifesto minha solidariedade ao povo paraibano e à família do senador José Maranhão, levado pela Covid-19 nesta segunda. Deixa de legado a larga trajetória política. No nosso coração, estará sempre a lembrança da sua cordialidade.”


Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá


“Recebo com tristeza a partida do senador José Maranhão, no início da noite desta segunda-feira (8), em decorrência de complicações da Covid 19. Zé Maranhão foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador do estado da Paraíba em três ocasiões. Uma vida dedicada ao serviço público.”


Outras autoridades e políticos


Cássio Cunha Lima






Vital do Rêgo


“Maranhão era um grande ser humano, uma pessoa especial, de extraordinário desempenho político e de enormes demonstrações de afeto pelo povo paraibano. Foi um grande governador e, em Brasília, estava sempre presente nos momentos mais importantes do País, participando ativamente das decisões políticas do Brasil, mas sem esquecer sua terra, pois estava sempre preocupado em fazer o melhor para a Paraíba”


Ruy Carneiro


“Após lutar pela vida durante mais de dois meses, infelizmente perdemos mais um colega para a COVID-19. Maranhão se soma às vítimas desse momento difícil que estamos passando no mundo e sua ausência será sentida na política paraibana e brasileira, mas também no lar, no seio de sua família, Minha solidariedade aos familiares na pessoa da desembargadora Fátima Bezerra”.


Pedro Cunha Lima


“Com muita tristeza recebemos a notícia da morte do senador Maranhão. Lutou bravamete. Mais um momento que nos faz refletir quão terrível essa doença é. Deixa uma vida de dedicação à Paraíba. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de profunda dor”.


Camila Toscano


“É uma grande perda para os paraibanos a morte do senador José Maranhão. Um homem comprometido com seu povo e que ficou conhecido pelas grandes obras realizadas por todo o estado. Deixo meu voto de mais profundo pesar a todos os familiares, a desembargadora Fátima Bezerra, aos filhos, aos netos do senador, aos amigos e aos paraibanos”


Fonte: Portal Wscom