Com apoio de Bolsonaro, Arthur Lira é eleito presidente da Câmara - BLOG DO GERALDO ANDRADE

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Com apoio de Bolsonaro, Arthur Lira é eleito presidente da Câmara

 

O deputado Arthur Lira (PL-AL) foi eleito nesta segunda-feira (1°), por 302 votos, presidente da Câmara dos Deputados pelos próximos dois anos. O candidato era considerado o favorito da disputa e recebeu o apoio do presidente da República Jair Bolsonaro.


No último final de semana, diversos partidos que apoiavam seu principal adversário Baleia Rossi (MDB-SP) anunciaram a saída do bloco e demonstraram intenções de apoiar Lira.






Líder do centrão, o deputado alagoano está no seu terceiro mandato como deputado Federal. Ele votou com o Governo Federal em 88% das votações, segundo informações do Radar do Congresso. Lira também é o deputado que mais se ausentou nas sessões em 2020, registrando apenas 68% de assiduidade.

Baleia Rossi ficou em segundo, com 145 votos, e Fábio Ramalho, com 21 votos. Em seguida, Luiza Erundina (16), Marcel van Hattem (13), André Janones (3) e Kim Kataguiri (2).

O deputado responde a pelo menos sete processos criminais, entre eles estão acusações de corrupção. Ele foi a grande aposta do governo Bolsonaro para liderar a Casa para que pautas de interesse do Governo avancem.


Fonte: Congresso em Foco