A trajetória política do vereador Rildo Almeida de Poço Dantas - BLOG DO GERALDO ANDRADE

A trajetória política do vereador Rildo Almeida de Poço Dantas




O Município de Poço Dantas foi fundado em 29 de abril de 1994. A primeira eleição aconteceu em 1996 com dois candidatos a prefeito e vereadores. Azulão Santiago (PDT) e seu vice, Manoel Pereira de Queiroz (Del Pereira) e como opositor o advogado Hélio de Almeida Freitas Machado (PMDB) e como vice, Vicente José de Maria. Azulão obteve 985 votos, ou seja, 54,91% dos votos válidos. Hélio Machado obteve 809 votos, ou seja, 45,09%. Azulão Santiago foi eleito com uma maioria de 176 votos.

Em 1º de janeiro de 1997 o primeiro prefeito constitucional do Município, José Milton Santiago (Azulão Santiago) “in memoriam”, convidou para ser chefe de gabinete da Prefeitura, Rildo Almeida que aceitou de pronto e ficou durante oito anos no cargo atuando como braço direito do prefeito Azulão na sua representação civil, social e administrativa.

Em 2004 Rildo Almeida foi eleito pelo PDT com 121 votos, ou seja, 5,23% dos votos válidos pela Coligação Poço Dantas em primeiro lugar formadas pelas seguintes legendas partidárias PP, PDT, PT, PTB e PMDB.

No pleito de 2008 Rildo Almeida foi reeleito pelo PMDB com 155 votos pela Coligação Poço Dantas em Boas Mãos, constituída pelo partidos PP, PT e PMDB. Nas eleições de 2012 disputou a reeleição pelo PSB e obteve 174 votos pela Coligação Poço Dantas cada vez melhor formada pelos partidos e ficando na suplência. Perdeu por apenas um voto.

Nas eleições de 2016 Rildo Almeida disputou o cargo pelo PTB pela Coligação Unidos pra Vencer composta pelos partidos PP, PT,PTB e PSDB obtendo a expressiva votação de 267 votos, isto é, 8,77% dos votos válidos ficando em segundo lugar. No pleito deste ano disputa a reeleição pelo Solidariedade.

O vereador Rildo Almeida se destaca com várias reeleições na história do legislativo municipal. Tem uma grande atuação na Casa Legislativa Antônio Gonçalves Sobrinho. Rildo Almeida além de vereador é comunicador, memorialista, amante boa música e da radiofonia.

O vereador Rildo Almeida é proprietário da Chácara da Pitombeira, uma área de lazer destinada para eventos sociais, culturais e religiosos e que o parlamentar nunca cobrou nenhum centavo para realizações de encontros festivos.


Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604

Blog do Geraldo Andrade