Abastecimento d'água de Uiraúna encerrado nessa terça-feira por Cagepa - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Abastecimento d'água de Uiraúna encerrado nessa terça-feira por Cagepa



A população de Uiraúna e outros municípios da região que são abastecidos pela água fornecida pela Cagepa terão o fornecimento do líquido cortado em suas torneiras a partir dessa terça-feira dia 10 de março, sem previsão para o retorno do serviço.

A informação foi confirmada ao Portal COFEMAC pela gerência do órgão na cidade de Uiraúna. A empresa trabalhou até quando teve condições de retirar água da barragem Capivara. O manancial não teve nenhuma recarga com as chuvas caídas, até agora, neste ano de 2020.

A Cagepa informou que não existe mais condições de captação e tratamento da água. A barragem está com menos de 1% do seu volume total há alguns meses. Com esse pouco que ainda restava a empresa "fazia milagre" conseguindo levar água para os consumidores.

Com a paralisação da distribuição de água, além de Uiraúna, entram em colapso o abastecimento das cidades de: Poço de José de Moura, Joca Claudino, Bernardino Batista, Poço Dantas, Vieirópolis, Lastro e Vila São Pedro (no município de Santa Cruz).

A partir de agora a população está por conta própria e terá que buscar água através de poços artesianos, carros-pipa e outros meios. A cidade fica mais uma vez sem água para o consumo. A útima vez ocorreu no ano de 1998, durante uma forte estiagem que secou o açude Arrojado, manancial que na época era o único que fornecia água para os consumidores.

Barragem Capivara







Fonte: Cofemac