Açude de Poço de José de Moura sangra nas primeiras chuvas do ano e vira destaque na Rede Globo - BLOG DO GERALDO ANDRADE

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Açude de Poço de José de Moura sangra nas primeiras chuvas do ano e vira destaque na Rede Globo

DIÁRIO LAJESPINTADENSE | 7 ANOS : AÇUDE PÚBLICO CACHOEIRA ...

Um vídeo divulgado nas redes mostra um açude no Sitio Vaquejador, Município de Poço de José de Moura, Sertão da Paraíba sangrando nas primeiras chuvas do ano. O vídeo que foi gravado após as chuvas dessa quarta-feira (08) foi destaque no Programa Bom Dia Brasil da Rede Globo, exibido nesta quinta-feira (09).

A pessoa que gravou o vídeo narra que o açude foi construído há 5 anos, e que não chegou a sangrar no ano passado. Não foi informado o quanto choveu na localidade.

Dados não oficiais de moradores registraram um acumulado de 200 mm neste primeiro mês do ano. Não há dados registrados na Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA).

Segundo o chefe da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), em Cajazeiras, Edilson Pereira, na sede do município de Poço José de Moura choveu apenas 11 mm nessa quarta-feira, e nesta quinta a precipitação foi de 2.3 mm. Já no dia 1º de janeiro, a chuva foi de 51 mm.


PREVISÃO
Segundo a AESA permanecem as condições de instabilidade atmosférica sobre grande parte do estado da Paraíba nessa sexta-feira (10). Com isto, é mantida a previsão de ocorrência de chuva nos setores central e oeste do Estado, especialmente entre os períodos da tarde e noite. Também poderão ocorrer pancadas de chuva de forma isolada nas demais áreas.


Fonte: Diário do Sertão