Rejeitado parte dos vetos de Bolsonaro ao projeto do abuso de autoridade no Congresso - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Rejeitado parte dos vetos de Bolsonaro ao projeto do abuso de autoridade no Congresso

SessĂ£o do Senado sobre a reforma da PrevidĂªncia - Congresso rejeita parte dos vetos de Bolsonaro ao projeto do abuso de autoridade

O Congresso Nacional rejeitou nesta terça-feira (24) parte dos vetos do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei que traz as regras para os crimes do abuso de autoridade.


Foram derrubados 18 dispositivos (artigos e trechos de artigos) e outros 15 dispositivos foram mantidos.

Os pontos mantidos nĂ£o voltarĂ£o Ă  lei. JĂ¡ os pontos derrubados seguirĂ£o para a promulgaĂ§Ă£o, por parte do presidente Jair Bolsonaro. Se o presidente nĂ£o promulgar no prazo de 48 horas, a tarefa caberĂ¡ ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O projeto
A proposta, aprovada no dia 14 de agosto pelos deputados, estabelece uma sĂ©rie de crimes relacionados Ă  atuaĂ§Ă£o de servidores e de integrantes dos TrĂªs Poderes, que podem ser considerados como abuso de autoridade, alĂ©m de determinar a forma como vai ocorrer o processo penal, a responsabilizaĂ§Ă£o e os efeitos da condenaĂ§Ă£o pelas infrações.
O projeto, que veio do Senado para a CĂ¢mara em maio de 2017, nĂ£o passou por discussĂ£o em comissões – foi direto Ă  votaĂ§Ă£o no PlenĂ¡rio por conta da aprovaĂ§Ă£o de um pedido de urgĂªncia, aprovado horas antes da votaĂ§Ă£o do seu mĂ©rito.
O texto estabelece quais agentes pĂºblicos da UniĂ£o, estados, Distrito Federal e municĂ­pios, da administraĂ§Ă£o direta ou indireta, sĂ£o capazes de cometer o crime de abuso de autoridade. Entre eles:







Fonte: G1

Créditos: G1