Milhares tomam as ruas de Cajazeiras em protesto contra cortes do governo Bolsonaro na educação - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Milhares tomam as ruas de Cajazeiras em protesto contra cortes do governo Bolsonaro na educação


Milhares de pessoas tomaram as ruas de Cajazeiras, na manhã desta quarta-feira (15), para protestarem contra os cortes do governo Bolsonaro na educação, com impacto maior nas universidades públicas federais e institutos federais.

A mobilização em Cajazeiras fez parte do movimento que ocorreu em todo o país nesta quarta, e não contou apenas com estudantes, professores e servidores da educação. No meio da multidão havia sindicalistas, pessoas de outros segmentos da sociedade e pais de alunos.

“É uma luta de toda a sociedade a favor da educação pública gratuita de qualidade que nós ofertamos. Estamos falando de investimento no bem que temos de mais precioso, conhecimento, o futuro dos nossos jovens”, disse Lucrécia Petrucci, diretora do IFPB de Cajazeiras.

Além do contingenciamento de verbas destinadas a universidades federais e a programas de pesquisa, as entidades estudantis protestam contra as declarações polêmicas do ministro Abraham Weintraub, que associou o corte de recursos a atos de “balbúrdia”.

“O que a gente produz é ciência, tecnologia, uma educação de qualidade, projeto de extensão, então o governo está cortando nosso bem e a gente não tem onde buscar”, frisou o estudante Felipe, presidente do Grêmio Estudantil do IFPB de Cajazeiras.




Fonte: Diário do Sertão