Milhares tomam as ruas de Cajazeiras em protesto contra cortes do governo Bolsonaro na educação - BLOG DO GERALDO ANDRADE

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Milhares tomam as ruas de Cajazeiras em protesto contra cortes do governo Bolsonaro na educação


Milhares de pessoas tomaram as ruas de Cajazeiras, na manhã desta quarta-feira (15), para protestarem contra os cortes do governo Bolsonaro na educação, com impacto maior nas universidades públicas federais e institutos federais.

A mobilização em Cajazeiras fez parte do movimento que ocorreu em todo o país nesta quarta, e não contou apenas com estudantes, professores e servidores da educação. No meio da multidão havia sindicalistas, pessoas de outros segmentos da sociedade e pais de alunos.

“É uma luta de toda a sociedade a favor da educação pública gratuita de qualidade que nós ofertamos. Estamos falando de investimento no bem que temos de mais precioso, conhecimento, o futuro dos nossos jovens”, disse Lucrécia Petrucci, diretora do IFPB de Cajazeiras.

Além do contingenciamento de verbas destinadas a universidades federais e a programas de pesquisa, as entidades estudantis protestam contra as declarações polêmicas do ministro Abraham Weintraub, que associou o corte de recursos a atos de “balbúrdia”.

“O que a gente produz é ciência, tecnologia, uma educação de qualidade, projeto de extensão, então o governo está cortando nosso bem e a gente não tem onde buscar”, frisou o estudante Felipe, presidente do Grêmio Estudantil do IFPB de Cajazeiras.




Fonte: Diário do Sertão