Eleições 2026: Após ter candidatura barrada, Janine Lucena renuncia e Matheus Lucena assume vaga na chapa de Veneziano - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Eleições 2026: Após ter candidatura barrada, Janine Lucena renuncia e Matheus Lucena assume vaga na chapa de Veneziano

 

A ex-secretária Janine Lucena (PSD) renunciou, na noite desta segunda-feira (14), à candidatura de primeira suplente do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que disputa a reeleição ao Senado pela Paraíba.



A decisão ocorre três dias após o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) indeferir o registro da candidatura de Janine. O julgamento aconteceu na última sexta-feira (11).


Em comunicado sobre a saída da disputa, Janine informou que a decisão tem “caráter irrevogável e irretratável”.


Com a renúncia, o MDB escolheu Matheus Lucena, também filho do ex-prefeito de João Pessoa e candidato ao Governo da Paraíba Cícero Lucena (MDB), para ocupar a primeira suplência na chapa de Veneziano.


TRE-PB havia barrado candidatura

Na sexta-feira, o TRE-PB decidiu pelo indeferimento do registro de Janine após analisar ação de impugnação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral.


A Procuradoria Regional Eleitoral utilizou na ação elementos de investigações sobre uma suposta relação entre a atuação político-eleitoral atribuída a Janine e integrantes de organização criminosa.






Eduardo Bolsonaro vai a Washington discutir novas sanções contra Alexandre de Moraes


Durante o julgamento, a relatora, desembargadora eleitoral Giovanna Mayer, entendeu que os elementos apresentados no processo seriam suficientes, na esfera eleitoral, para o indeferimento do registro.



A defesa de Janine contestou a tese apresentada pelo Ministério Público e sustentou que ela não possui condenação que justificasse o impedimento da candidatura.


Matheus Lucena é escolhido para primeira suplência


Após a renúncia de Janine, a chapa de Veneziano passa por uma mudança a menos de três semanas do primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro.


O escolhido para a substituição foi Matheus Lucena, irmão de Janine e também filho de Cícero Lucena.


A alteração ainda precisa seguir os procedimentos previstos pela Justiça Eleitoral para a substituição e o registro do novo integrante da chapa.


Mesmo com a renúncia, Janine permanece sujeita às obrigações eleitorais relativas ao período em que esteve registrada como candidata, incluindo a prestação de contas de campanha.



Fonte: Polêmica Paraíba