Eleições 2026 : PSDB discute candidatura de Aécio Neves à Presidência após desgaste de Flávio Bolsonaro - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Eleições 2026 : PSDB discute candidatura de Aécio Neves à Presidência após desgaste de Flávio Bolsonaro

 

Foto: Câmara dos Deputados

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) passou a discutir internamente a possibilidade de l

A movimentação ganhou força após o desgaste político envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em meio às revelações sobre sua relação com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, ligado ao Banco Master.


Segundo informações publicadas pela Folha de S.Paulo, o tema foi debatido nesta terça-feira (19) durante reunião entre Aécio, lideranças tucanas e representantes de partidos aliados, como o Solidariedade e o Cidadania.


A estratégia em análise prevê o lançamento de uma pré-candidatura para medir o potencial eleitoral do deputado até as convenções partidárias de julho.


O ex-presidente do Cidadania, Roberto Freire, afirmou que pretende solicitar uma reunião da federação PSDB-Cidadania nos próximos dias para defender oficialmente o nome de Aécio.



“Não podemos nos omitir neste quadro que está aqui. Não podemos deixar o lulopetismo continuar governando o nosso país, nem voltar à mediocridade plena que é o bolsonarismo”, declarou Freire à Folha.


Nos bastidores, dirigentes tucanos avaliam que há espaço para uma candidatura de centro-direita fora da polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o grupo bolsonarista.


Outros nomes avaliados

Antes da articulação em torno de Aécio, o PSDB chegou a avaliar outros nomes para a disputa presidencial. Entre eles estava Ciro Gomes, atualmente filiado ao partido, mas que decidiu disputar o Governo do Ceará.



Outra possibilidade considerada foi a do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, hipótese enfraquecida após sua saída do PSDB para o PSD.




Ciro Gomes e Eduardo Leite. Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Maicon Hinrichsen/Palácio Piratini

Aliados defendem que Aécio pode atrair eleitores de centro ao fazer críticas tanto ao governo Lula quanto ao bolsonarismo. O deputado, no entanto, evitou comentar publicamente as discussões.



Aécio Neves disputou a Presidência da República em 2014 contra Dilma Rousseff (PT). Na ocasião, o tucano chegou ao segundo turno e terminou a eleição com 48,36% dos votos válidos, enquanto Dilma foi reeleita com 51,64%.


Impactos da Operação Lava Jato

Apesar disso, integrantes do PSDB reconhecem que os desdobramentos da Operação Lava Jato ainda impactam a imagem do parlamentar. Após a eleição de 2014, Aécio passou a ser alvo de investigações que contribuíram para o enfraquecimento político do partido.


Uma das acusações de maior repercussão envolveu uma gravação com o empresário Joesley Batista, do grupo J&F. Na conversa, Aécio solicitava recursos para custear sua defesa na Lava Jato. O caso foi posteriormente analisado pela Justiça.



A denúncia acabou rejeitada pelo juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal de São Paulo. Na decisão, o magistrado afirmou que não havia provas que relacionassem o pedido de empréstimo a atos de corrupção.


Enquanto isso, Flávio Bolsonaro segue no centro das discussões políticas após admitir ter recebido R$ 61 milhões de Daniel Vorcaro para financiar um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).ançar o deputado federal Aécio Neves como candidato à Presidência da República em 2026.




Fonte: Polêmica Paraíba