Açucena Moreira Duque é filha do comerciante sousense, Albenides Duque de Abrantes e de Maria Goreti Moreira de Abrantes " in memoriam" colocou grau dia 30 de abril no Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Federal de Campina Grande-PB (UFCG), Campus de Cajazeiras-PB.
A nova historiadora é neta do Sr. José Duque de Equitane e Dona Necy Abrantes da Comunidade do Pinhão-Vieirópolis e do repentista e mestre de obras, Dionísio Joaquim da Silva (Dionísio Pedro) e " in memoriam" e de Dona Rita Moreira da Silva.
O licenciado em História deverá estar capacitado para o exercício do trabalho de historiador. O seu perfil deverá ser o de um profissional plenamente qualificado para o trabalho docente em sua área, como também um profissional que assuma uma postura investigativa do conhecimento histórico ao fazer pesquisa. Em igual medida, esse profissional deverá vincular a formação científica à formação pedagógica.
Açucena Moreira Duque é irmã do estudante de Engenharia Civil do Instituto Federal do Sertão Paraibano, Campus de Cajazeiras-PB e funcionário da empresa Álya Construtora (ex-Queiroz Galvão) que atua ativamente na obra da Transposição do Rio São Francisco, destacando-se na construção do Ramal do Apodi (RN/PB), trecho final do Eixo Norte, Danilo Moreira Duque.
PRESTIGIARAM A COLAÇÃO DE GRAU
Prestigiaram a colação de grau o Reitor Camilo Allysson Simões Farias, a Diretora do CFP: Profª. Doutora Kennia Sibelly Marques de Abrantes Sucupira.Vice-Diretor CFP: Prof. Doutor José Wanderley Alves de Sousa, o comerciante Albenides Duque de Abrantes e esposa Adeilde Pinheiro, o estudante de Engenharia Civil da UFCG, Danilo Moreira Duque, o psicólogo Geovane de Sousa Oliveira, noivo da formanda, o repentista Raimundo Nonato da Silva (Chico de Nizo), Maria do Socorro de Sousa Lins, a estudante do curso preparatório para Medicina em Sousa, Kauany Furtado de Abrantes, a dentista Dra. Allecia Souto Duque de Abrantes, os estudantes de Psicologia, Ana Clara Marciel de Sousa Rodrigues e Jeferson Moreira,
o estudante de Odontologia, Jonathan Bento da Silva, a professora da Escola Municipal Rômulo Pires em Sousa, Janylle Lima, dentre outros.
Abdias Duque de Abrantes
Advogado, jornalista, servidor público no RN, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.
Blog do Geraldo Andrade