Paraíba no Oscar: conheça os atores paraibanos no filme O Agente secreto - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Paraíba no Oscar: conheça os atores paraibanos no filme O Agente secreto

 

O cinema brasileiro voltou a ganhar protagonismo no cenário internacional — e, desta vez, com forte presença paraibana. Indicado a quatro categorias do Oscar 2026, o longa O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, igualou o recorde histórico de Cidade de Deus e recolocou o Brasil entre os destaques da maior premiação do cinema mundial.



Entre os profissionais que contribuem para esse reconhecimento estão oito atores e atrizes da Paraíba, cuja participação no elenco vai além da representatividade simbólica. A presença deles reforça a potência do audiovisual nordestino como cadeia produtiva, ativo econômico e ferramenta estratégica de projeção cultural para o estado.


Integram o elenco paraibano do filme Buda Lira, Suzy Lopes, Fafá Dantas, Joálisson Cunha, Flávio Melo, Cely Farias, Beto Quirino e Márcio de Paula. Juntos, eles ajudam a dar corpo a uma narrativa marcada por temas como identidade, memória, política e território — elementos recorrentes na filmografia de Kleber Mendonça Filho.


No longa, Márcio de Paula interpreta um policial rodoviário que aborda Marcelo, personagem vivido por Wagner Moura, logo na sequência inicial, exigindo uma “colaboração”. Joálisson Cunha vive um frentista que atende o protagonista em um posto de gasolina nos arredores de Recife e trata com naturalidade a presença de um cadáver no local.



Flávio Melo aparece como um pastor evangélico que interrompe a rotina do Cine São Luiz ao pregar durante uma sessão lotada do filme A Profecia, nos anos 1970. Já Beto Quirino interpreta Desidério, um guarda flagrado em uma situação constrangedora dentro de um instituto de polícia.




Fafá Dantas dá vida a Das Dores, uma servente ligada a um dos núcleos centrais da trama. Suzy Lopes participa em um papel coadjuvante e integra cenas que aparecem entre as principais imagens de divulgação do filme. Cely Farias interpreta Cleide, uma madame acusada de envolvimento na morte do filho de sua empregada, personagem inspirada em um caso real ocorrido no Recife em 2020. Buda Lira, por sua vez, vive Anísio, um funcionário público que compõe o universo institucional retratado pela narrativa.



O Agente Secreto concorre ao Oscar 2026 nas seguintes categorias:


Melhor Direção de Elenco

Melhor Filme Internacional

Melhor Ator, para Wagner Moura

Melhor Filme

A cerimônia de entrega do Oscar acontece no dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim como em 2025, a 98ª edição da premiação será apresentada pelo comediante Conan O’Brien.



Fonte: Polêmica Paraíba