Santuário Deus Pai Todo Poderoso em Malta-PB: o novo destino religioso da Paraíba - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Santuário Deus Pai Todo Poderoso em Malta-PB: o novo destino religioso da Paraíba

 

O Santuário de Deus Pai Todo Poderoso é um santuário católico localizado no município de Malta, sertão da Paraíba. A construção tornou-se um marco religioso e cultural para a cidade de Malta, bem como cidades adjacentes, com a possibilidade de atrair visitantes de diferentes partes do estado e do país, sendo considerado um dos maiores e mais importantes espaços de devoção da região, destacando-se por sua imponência arquitetônica e pelo tamanho e complexidade da obra. Um local onde a fé é viva, um templo que que encanta pela sua grandiosidade, mas também pela beleza da paisagem à sua volta. 

A construção foi conduzida pela Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus (CSMCJ), que nasceu com o carisma de levar “almas ao Coração de Jesus por meio do Amor”. O santuário nasceu de uma inspiração espiritual da fundadora da comunidade, Ana Rita Otaviano Tavares de Melo. Segundo ela, em 2009, durante a oração, recebeu de Deus o pedido para edificar um templo dedicado ao Pai. 

A Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus foi fundada por Ana Rita Otaviano Tavares de Melo e José Tavares de Melo, chamados carinhosamente por todos de Mãezinha e Paizinho por todos os seus filhinhos espirituais. Ambos de famílias católicas de firmes princípios morais e religiosos. Em 21 de março de 2000, a Comunidade foi aprovada oficialmente pelo Arcebispo Dom Marcelo Pinto Carvalheira. 

O Santuário localiza-se no topo da Serra do Tapuio, também conhecido como Serra de Furnas, na zona rural do município de Malta, a cerca de 1 quilômetro do limite com Condado, e seu acesso principal é realizado por meio da BR-230, a Rodovia que corta o estado da Paraíba de leste a oeste, havendo ainda o desvio em estrada municipal percorrendo-se 1,5 quilômetro até o pé da Serra de Furnas.


 O templo impressiona pela grandiosidade: capacidade para 3 mil fiéis sentados, estacionamento para 500 veículos e 100 ônibus,  com uma escadaria de 99 degraus, um espaço de 6,3 mil m² de área construída, com predominância das cores branca e dourada.  Em seu interior, pinturas feitas à mão representando o céu, Deus Pai, Jesus Cristo e vários santos.


A história do Santuário é marcada por fé e resiliência. A grandiosidade da obra — construída em um terreno de difícil acesso e repleta de desafios técnicos e espirituais — foi resultado da persistência de dezenas de membros da comunidade, que atuaram por anos entre orações e mutirões de trabalho. Foram cerca de 11 anos de construção, marcados por dificuldades de fundação, escassez de recursos e até paralisações. O recomeço, segundo os religiosos, veio em 2017, após a chegada de um quadro de Nossa Senhora de Guadalupe, vindo do México, que marcou a retomada das obras.


Diversas estruturas nos arredores do Santuário visam oferecer conforto e acolhimento aos visitantes, como áreas de convivência e espaços verdes que proporcionam um ambiente de meditação e descanso.


O santuário conta também com infraestrutura para acolher romarias, incluindo banheiros, áreas cobertas e quiosques de apoio, com isso, o templo tornou-se não apenas um centro religioso, mas também um espaço de acolhida, convivência e integração social. 


O Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, em Malta (PB), expressa um estilo neogótico contemporâneo, inspirado nas grandes catedrais europeias, mas reinterpretado com traços modernos e proporções monumentais. s torres verticais, as ogivas e os vitrais remetem ao gótico clássico, símbolo de fé e ascensão espiritual, enquanto a composição simétrica e os grandes vãos trazem imponência e leveza ao mesmo tempo.


A escolha do branco reforça o caráter espiritual e luminoso da construção, criando um contraste marcante com a paisagem árida do Sertão paraibano. O jogo de luz natural, refletido sobre as abóbadas e colunas, transforma a estrutura em um marco visual visível a quilômetros de distância, dialogando com a topografia da Serra de Furnas. 


O santuário se consolida como um polo de devoção e também de desenvolvimento regional. Ele movimenta o turismo religioso e fortalece a economia de Malta e cidades vizinhas. O Santuário de Deus Pai Todo Poderoso inaugurou um novo capítulo do turismo religioso no Sertão da Paraíba. 


O Santuário também faz parte de uma tendência nacional: o turismo de fé, que cresce de forma consistente no Brasil. De acordo com o Ministério do Turismo, o turismo religioso movimenta R$ 15 bilhões por ano na economia brasileira, entre as diversas celebrações pelo país, reforçando o papel estratégico do setor na economia nacional.


No Nordeste, destinos como Juazeiro do Norte (CE), Canindé (CE) e Santa Cruz (RN) já consolidaram esse tipo de roteiro — e a Paraíba se destaca nesse cenário com iniciativas como o Santuário de Deus Pai Todo Poderoso, o Memorial de Frei Damião em Guarabira, o Santuário da Penha em João Pessoa, os Caminhos do Padre Ibiapina em Guarabira, o roteiro “Caminhos da Paixão” em Cuité.


O santuário já é considerado um símbolo de fé, devoção e superação e transformou a região em um dos principais polos de turismo religioso do Brasil.O Santuário de Deus Pai Todo Poderoso foi dedicado solenemente no dia 28 de outubro de 2025. Pelas mãos de Dom Eraldo Bispo da Silva, o Santuário foi dedicado e está aberto ao público todos os finais de semana.


O Bispo Diocesano da Diocese de Patos, Dom  Eraldo Bispo da Silva manifestou o desejo de que “este santuário seja lugar de encontro com a misericórdia de Deus, por meio do sacramento da confissão, e com o Pão do Céu, na Santíssima Eucaristia, celebrados e oferecidos aos fiéis por sacerdotes zelosos que farão deste lugar um oásis espiritual”.


Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.



Blog do Geraldo Andrade