Emoção marca missa de um ano em memória de Neguinha Moreira, esposa do pecuarista Chico de Assis Barbosa da Comunidade do Pinhão/Vieirópolis - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Emoção marca missa de um ano em memória de Neguinha Moreira, esposa do pecuarista Chico de Assis Barbosa da Comunidade do Pinhão/Vieirópolis

 

Familiares, amigos e autoridades políticas participaram quarta-feira (7) de janeiro de 2026, às 19h, da missa de um ano em memória da morte da professora aposentada da Prefeitura Municipal de Sousa, Maria Moreira de Abrantes (Neguinha Moreira). O ato litúrgico foi celebrado na residência do viúvo de Dona Neguinha Moreira, o pecuarista Francisco de Assis Abrantes (Chico de Assis Barbosa) na Comunidade do Pinhão – zona rural de Vieirópolis. O ato litúrgico reuniu mais de 300 pessoas. A professora aposentada da Prefeitura Municipal de Sousa, Maria Moreira de Abrantes (Neguinha Moreira) faleceu dia 7 de janeiro de 2025, aos 77 anos no Hospital Santa Terezinha em Sousa.


A cerimônia eucarística foi presidida pelo padre Damião Pereira. Presentes ao ato litúrgico, a freira Kiara, a ministra da eucaristia Geórgia Duque de Abrantes, a coordenadora da Comunidade Católica Jesus Pérola Preciosa, Maria Lanúsia da Costa Silva e seu esposo o membro da Comunidade Católica Jesus Pérola Preciosa, Flávio Romero. Após a missa foi servido um jantar.


A professora Neguinha Moreira deixou os seguintes filhos: os empresários de Vigilância Privada, Dedé Moreira de Abrantes, residente na cidade Ponta Grossa - PR e Johnson Moreira de Abrantes residente na cidade de São José - SC, o proprietário da Empresa Só Leite em Uiraúna-PB, pecuarista e empresário, Williams Moreira de Abrantes, o comerciante,  pecuarista e fornecedor de leite para a empresa Laticínios Belo Vale Ltda. (Isis) em Sousa-PB, Jucélio Moreira de Abrantes, Sônia Moreira de Abrantes, Solange Moreira de Abrantes e a diretora da Creche Municipal Francisca Maria de Abrantes da Comunidade do Pinhão, assistente social, Cássia Moreira de Abrantes.


Dona Neguinha Moreira deixou as noras: a pedagoga Fátima Sena, a servidora pública da Prefeitura Municipal de Vieirópolis, Ediginalda Lopes, a proprietária do Stúdio Marcília Souto, esteticista, Marcília Souto de Abrantes e Bita Sarmento e os seguintes genros o pecuarista e empresário de segurança privada, Antônio Martins da Silva Neto, o pecuarista e empresário de segurança privada, Geraldo Emídio de Abrantes (Geraldinho de Neco Emídio) e o comerciante em São Paulo, Roberto Stênio Gonçalves de Andrade.


A educadora Maria Moreira de Abrantes (Neguinha Moreira) era cunhada de políticos da região. Cunhada do ex-vereador e ex-vice-prefeito de Luís Gomes-RN, José Abrantes Barbosa, do ex-vice-prefeito de Tenente Ananias-RN, Mazinho Abrantes Barbosa "in memoriam" e do ex-vereador, ex-presidente da Câmara e secretário de Obras e Infraestrutura de Vieirópolis, Sinval Abrantes Barbosa. 


Neguinha Moreira era parente do saudoso ex-vereador de Cajazeiras-PB, Abel Moreira da Nóbrega, do ex-vereador e ex-vice-prefeito de Cachoeira dos Índios-PB, Alvino Moreira Lustosa “in memoriam”, do memorialista, escritor e advogado, José Moreira Lustosa (Dr. Moreira Lustosa), do ex-deputado federal, ex-secretário de saúde da Paraíba, no governo Ronaldo Cunha Lima, José Moreira Lustosa (Dr. Zuca Moreira) e do prefeito constitucional de Sousa-PB, Dr. Helder Moreira Abrantes de Carvalho (PSB).


Autoridades políticas participaram do ato litúrgico


Participaram da cerimônia eucarística: o Presidente da Câmara Municipal de Vieirópolis, Dr. Fábio Duarte de Andrade (REPUBLICANOS) e sua esposa a advogada Dra.  Thais Andrade, o ex-vereador e ex-vice-prefeito de Luís Gomes-RN, José Abrantes Barbosa, a ex-secretária de saúde, ex-vice-prefeita de Luís Gomes-RN e médica da Prefeitura Municipal de Vieirópolis, Dra. Antônia Gomes Abrantes Barbosa, o vereador de Vieirópolis, Francisco Emídio de Abrantes - Tico de Neco (PSB) e esposa Geralda Abrantes, o vereador de Vieirópolis, Evandro Moreira Pamplona - Vando do Riacho (Republicanos) e sua esposa, a representante comercial da Empresa Riograndense, Magna Henrique, o ex-vereador de Vieirópolis, Dá de Antônio Emídio,  o ex-vereador e Secretário de Obras e Infraestrutura da Prefeitura de Vieirópolis, Sinval Abrantes Barbosa, o comerciante, ex-presidente da Câmara Municipal de Vieirópolis, suplente de vereador, Hélio Reginaldo Dias (REPUBLICANOS) e esposa Maria de Lourdes Costa Dias, o secretário municipal de Agricultura de Vieirópolis, Francisco Everton Pamplona de Oliveira e sua namorada Eduarda Estrela, o ex-vereador e ex-candidato a prefeito do Lastro, Espedito Gonçalves Filho,(PSB), o ex-vereador Chico de Nonato e esposa Margarete Moreira, o empresário Wbirajara Sarmento e sua esposa a pré-candidata a vereadora em 2028 em Vieirópolis, Francisca Sorinébia Sarmento, filha de Mazinho Gonçalves Sarmento “in memoriam”. 


Ainda participaram da missa o médico da Prefeitura Municipal de Sousa, Dr. Antônio Enéas Brito e esposa, Gilma Abrantes Brito, o empresário, proprietário da Autopeças Pai Assis e pecuarista, Azarias Duque de Abrantes e esposa Erivan Barreto, o fisioterapeuta Sostenes Abrantes, Ênio Abrantes, o farmacêutico bioquímico, Dr. Augusto Abrantes Barbosa e esposa Leide Fontes, o empresário Macaxeira e esposa, servidora pública Lauriana Oliveira, o empresário em São José-SC, Francisco Moreira Abrantes Sarmento e esposa, o funcionário da Prefeitura Municipal de São José-SC, Johnson Júnior,  Sr. José Duque de Equitane e esposa Dona Necy Abrantes, Rafael Antunes e esposa, a psicóloga  da Prefeitura Municipal de Vieirópolis, Polliany Abrantes Antunes, o comerciante e produtor rural, Galego Pedro e esposa a servidora pública, Geórgia Duque de Abrantes, o comerciante Walys Abrantes e esposa a funcionária da rede Pública Municipal de Ensino de Vieirópolis, Giovana Abrantes, o sacristão da Capela de Nossa Senhora das Graças do Distrito de Campo Alegre, Leonilde José da Costa  e esposa, professora Aparecida, o agente comunitário de saúde da Prefeitura Municipal de Vieirópolis e técnico  em enfermagem, Douriclébio Abrantes de Sena e esposa Maria das Graças Abrantes, comerciante Iordan Alves e esposa, Elaine Estrela, comerciante Eduardo Estrela e esposa, a agente de saúde, Verônica Moreira, comerciante Tomaz Estrela   e esposa, Lucivânia Abrantes e Corrinha Alves, Geraldo Gomes Barbosa e esposa, a funcionária da Empresa Miro Madeiras Ltda, Graça Emídio


Também participaram da cerimônia eucarística o comerciante Dorinaldo Abrantes de Sena e esposa Maria da Conceição Andrade (Conceição de Ramiro), o produtor rural Assis de Acilon Machado,  o comerciante Gilvan Pedro e esposa Jailma, o  comerciante e pecuarista, Juraci Pedro e esposa  a servidora pública, Leda Gomes, Acilon Duque de Equitane e esposa Corrinha Moreira, o comerciante Juciê Raimundo  e esposa Chiquitinha Roque, a  servidora da Prefeitura Municipal de Vieirópolis, Gildete Abrantes, a funcionária da Empresa Miro Madeiras Ltda em Sousa, Jinete Abrantes, Gilda Abrantes, Gineide Abrantes, assistente social Simony Abrantes, Marcelo Moreira e esposa, a servidora pública Noêmia Virgínio,  o produtor rural Quinca de Isidório e esposa, Rosa Barbosa, a enfermeira da Prefeitura de Vieirópolis,  Rosiane Barbosa,  Zé de Tonho e esposa Judith Barbosa, o produtor rural Chico de Deca Barbosa e esposa Graça, Maria de Deca Barbosa, Lêla Barbosa e esposa Chiquita Barbosa, produtor rural Pedro de Joaquim Pedro, Francisco Santana Barbosa (Nenén de   Zé de Quinô) e esposa Franciene Martins Barbosa, Giuzeppe Estrela, Gilberto Estrela, empreendedor na atividade de segurança privada no Estado do Paraná, Léo Sarmento, comerciante em Baueri-SP,  Vital Vilella e esposa Márcia Sena e  demais familiares e amigos. 





Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.


Blog do Geraldo Andrade