Ex-governadora, ex-senadora, ex-ministra da Assistência e Promoção Social e atual deputada federal pelo PT do RJ, Benedita da Silva visita Mercado de Artesanato Paraibano - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Ex-governadora, ex-senadora, ex-ministra da Assistência e Promoção Social e atual deputada federal pelo PT do RJ, Benedita da Silva visita Mercado de Artesanato Paraibano

 

A deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro e primeira governadora negra do Brasil, Benedita da Silva esteve quinta-feira (23) de outubro visitando o Mercado de Artesanato Paraibano (MAP), em João Pessoa-PB. 


Perfil da Deputada federal Benedita da Silva


Benedita Sousa da Silva Sampaio (83 anos), nasceu na Favela da Praia do Pinto, e logo após  mudou-se para o morro Chapéu Mangueira no Leme,  Rio de Janeiro, 26 de abril de 1942. É professora, auxiliar de enfermagem, assistente social e filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi a 52.ª governadora do Rio de Janeiro e atualmente é deputada federal (2023-2027). É esposa do ator Antônio Pitanga e madrasta da atriz Camila Pitanga e do ator Rocco Pitanga. Filha da lavadeira Maria da Conceição Sousa da Silva, e do pedreiro e lavador de carro José Tobias da Silva. 


Com uma família numerosa de 14 irmãos, todos precisaram interromper os estudos para ajudar nas despesas do lar. Benedita, apelidada de Bené, passou a trabalhar ainda na infância, vendendo limões e amendoins pelas ruas da cidade. Na adolescência foi trabalhar como tecelã em uma fábrica de tecidos, e em casa ajudava sua mãe a lavar, passar e entregar as roupas dos clientes. 


Em 1980 tomou parte na fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), mas iniciou sua carreira política ao se eleger vereadora do Rio de Janeiro em 1982, após militância na Associação de Favelas do Estado do Rio de Janeiro. Em 1986, foi eleita deputada federal, e se reelegeu para este cargo em 1990. 


Em 1994, Benedita da Silva foi eleita com expressiva votação (2. 248 861 votos) para o Senado Federal, a câmara alta do Poder Legislativo brasileiro. Alguns anos mais tarde, Benedita largaria o Senado para disputar o Governo do Estado do Rio de Janeiro, numa aliança política inédita que reuniu todos os partidos progressistas do país.


Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República, assumiu em janeiro de 2003 o Ministério da Assistência e Promoção Social, onde ajudou a criar o maior programa de combate à fome do mundo, o Bolsa Família. O Bolsa Família já revolucionou a vida de milhões de brasileiros, garantindo mais oportunidades, independência financeira e dignidade. Em 2010 eleita para mais um mandato de deputada federal pelo Rio de Janeiro com 71 036 votos (0,89%), e reeleita em 2014 e 2018, com 48 163 (0,63%) e 44 804 votos (0,58%), respectivamente.


Por sua luta contra o racismo, em 2017 foi homenageada na Exposição "Lembre-se da Escravidão" na ONU. 

Benedita da Silva foi autora da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasil. Em 2022 foi eleita deputada federal (PT) pelo Rio de Janeiro com 113 831 votos. Foi a  primeira governadora negra do Brasil.


Militante do Movimento Negro e de Mulheres, é de sua autoria o projeto que inscreveu Zumbi dos Palmares como herói nacional; instituiu o dia 20 de novembro como o “Dia Nacional da Consciência Negra”, além de outros projetos que propõem a inclusão de negros nas produções das emissoras de televisão, filmes e peças publicitárias. 


Também criou delegacias especiais para apurar crimes raciais, cota mínima em instituições de ensino superior, obrigatoriedade do quesito etnia em documentos oficiais, assinou a lei contra o assédio e a favor dos direitos trabalhistas extensivos às empregadas domésticas.


Sua atuação tem sido referência em políticas públicas, principalmente nas áreas de Direitos Humanos, Liberdade religiosa, Periferias, Movimentos Feministas, Movimentos Raciais, Artes e Cultura. Um dos grandes quadros do Partido dos Trabalhadores. 





Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.


Blog do Geraldo Andrade