A trajetória do ex-prefeito de Alexandria-RN, médico e historiador Dr. Antônio Fernandes Mousinho - BLOG DO GERALDO ANDRADE

A trajetória do ex-prefeito de Alexandria-RN, médico e historiador Dr. Antônio Fernandes Mousinho

 

  O médico, político e historiador, Dr. Antônio Fernandes Mousinho, nasceu em Luís Gomes-RN, em 23 de novembro de 1926 e faleceu no Recife-PE, em 10 de novembro de 2001.Foi sepultado em Luís Gomes. Era filho de Francisco Fernandes de Oliveira e de Dona Maria Fernandes de Oliveira. 


Casou-se em primeiras núpcias em 26 de setembro de 1948, com Dona Guiomar Fernandes de Sousa, filha do ex-prefeito de Alexandria-RN, Coronel Manuel Emídio de Sousa e de Maria Veras Diniz.  O Coronel Manuel Emídio de Sousa chegou à cidade por volta de 1917, acompanhado da esposa Maria Veras Diniz, e logo se tornou uma das figuras mais influentes do Alto Oeste potiguar. 


Do casamento de Dr. Mousinho com Dona Guiomar Fernandes de Sousa nasceram os seguintes filhos: Francisco Fernandes de Oliveira, Manoel Emídio de Sousa Neto, Maria Graice Fernandes, Glícia Fernandes de Sousa. Dr. Mousinho era um luís-gomense de nascimento e alexandriense de coração. 


O Hospital e Maternidade Guimar Fernandes em Alexandria-RN é uma homenagem a sua primeira esposa. Ela nasceu em 22/07/1923, na cidade de Alexandria. Presidiu a Associação Santa Terezinha, extinta instituição religiosa e a Associação de Amparo à Mãe Desempregada de Alexandria (Clube das Mães). Faleceu, subitamente, aos 44 anos, no dia 07/05/1968.


Dr. Mousinho contraiu segundas núpcias com Benedita Ferreira Andrade, em 21 de abril de 1972, ela filha de Manoel Ferreira de Andrade e de Francisca Cândida da Conceição, nascida a 15 de julho de 1948. Desta união nasceram três filhos: Maria Cristina Fernandes, Maria Nilza Fernandes e Francisco Fernandes Mousinho Filho.

Dr. Antônio Fernandes Mousinho era graduado pela Faculdade de Medicina do Recife-PE. Colou grau em 16 de dezembro de 1944. Político militante na Região Tromba do Elefante no RN.


Radicado em Alexandria, onde exerceu uma longa liderança política por mais de 40 anos, o qual foi prefeito por duas vezes. O maior pesquisador do Alto Oeste Potiguar. Guardava em mente datas de nascimento e falecimento de várias da região. 


Segundo o documento Tombo de Demarcação, datado de 26 de setembro de 1759 e descoberto nos anos 1950 pelo historiador Antônio Fernandes Mousinho, a primeira denominação do município de Alexandria foi barriguda, em referência à Serra Barriguda, onde se localizava a fazenda de mesmo nome, ponto de origem fundamental ao surgimento do município. Intitulado por Dr. Mousinho Fernandes como “a certidão de batismo” de Alexandria, o antigo documento integra o acervo do MUSEU HISTÓRICO DE ALEXANDRIA. 


Foi membro titular da Academia de Letras Municipais do Brasil. Condecorado com Medalha de Honra ao Mérito pela Governadoria do Distrito 4.500 do Rotary Club Internacional. É patrono da Casa de Cultura Popular em Alexandria-RN,

Dr. Antônio Fernandes Mousinho trocava o conforto pela sela para se deslocar a cavalo para  atender  nas Comunidades carentes mais distantes. Fazia o bem a quem quer que seja. Um médico dedicado aos seus pacientes, amigo e dedicado. Dedicou 50 anos à saúde do povo de Alexandria.  Foi prefeito de 1953 a 1958 eleito pela UDN e teve como vice-prefeito Areamiro Gomes da Silveira.  


Também exerceu o cargo de prefeito de 31 de março de 1963 a 31 de janeiro de 1969 eleito pela ARENA. Teve como vice-prefeito Francisco Veríssimo de Sá. 


Foi o pioneiro a trazer a energia elétrica de Paulo Afonso e o sistema de água saneada para Alexandria. Um exemplo de gestor público, sempre à frente do seu tempo.  Luís Gomes/RN concede a Comenda "Dr. Antônio Fernandes Mousinho", a mais alta honraria cívica, em tributo à sua autoridade intelectual e dedicação regional. A comenda Historiador Dr. Antônio Fernandes Mousinho, instituída pela Lei Municipal nº 081 de 30/04/2002, foi uma ideia lançada no município de Luís Gomes, para homenagear filhos benfeitores do município que se destacam a nível municipal, estadual, nacional. 


O Estádio Municipal Antônio Fernandes Mousinho, conhecido por “O FERNANDÃO”, localizado na Rua Rafael Fernandes, no bairro da Estação, Alexandria-RN foi inaugurado no dia 21 de março de 1967, construído na gestão do prefeito Dr. Antônio Fernandes Mousinho. 


Dr. Antônio Fernandes Mousinho, conhecido popularmente por Dr. Mousinho, foi um grande médico e militante político por mais de 40 anos na zona oeste do estado do Rio Grande do Norte. Consagrou-se como historiador, destacando principalmente, seus trabalhos sobre os municípios de Luís Gomes e Alexandria no RN e Catolé do Rocha da Paraíba.


Dr. Antônio Fernandes Mousinho era sobrinho da matriarca Véscia Fernandes de Uiraúna-PB e primo da Doutora em Direito Ambiental pela Universidade de Salamanca na Espanha, Ex-Secretária do Meio Ambiente no Município de Conde-PB, uma das autoras do livro “Direito Ambiental e Advocacia” e técnica da Coordenação-Geral de Gestão de Riscos e Controle Interno da Assessoria Especial de Controle Interno – AECI do Ministério da Saúde, Dra. Vescijudith Fernandes Moreira.


Dr. Antônio Fernandes Mousinho foi um médico abnegado, altruísta, prefeito realizador e, sobretudo, um grande ser humano. Dr. Antônio Fernandes Mousinho chegou à Alexandria onde constituiu sua família, militou na política e, acima de tudo, dedicou-se a cuidar da saúde das pessoas. Grande homem deixou um grande legado em Alexandria e cuidou de muitas vidas. 






Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.


Blog do Geraldo Andrade