
O projeto tem como principal intuito trazer a visão dos nomes que vão se colocar como postulantes à uma das 36 vagas na Assembleia Legislativa
A nossa entrevistada de hoje é Larúcia Sá.
A esposa de Luiz Claudino, Prefeito de São João do Rio do Peixe, se coloca como uma das estreantes com maior chance de vitória em 2026.
A DECISÃO DE SAIR CANDIDATA
Polêmica Paraíba: Qual foi o principal fator que a levou a tomar a decisão de se candidatar?
A decisão de colocar meu nome à disposição para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba nasceu, sobretudo, de um forte chamamento da população e das lideranças políticas da nossa região, especialmente do Vale do Rio do Peixe.
Há algum tempo, essa região vem expressando o desejo por uma representação mais próxima, atuante e verdadeiramente comprometida com suas demandas.
Inicialmente, os nomes mais mencionados para essa missão foram os dos prefeitos Luiz Claudino, de São João do Rio do Peixe — que é também meu esposo —, e Espedito Filho, de Triunfo. No entanto, ambos foram reeleitos recentemente com ampla aprovação popular, e a renúncia precoce aos mandatos poderia não ser bem compreendida pelos eleitores.
Diante desse cenário, surgiu naturalmente o meu nome, uma vez que já desenvolvo um trabalho reconhecido à frente da Secretaria de Assistência Social de São João do Rio do Peixe e sempre estive próxima da gestão pública e das reais necessidades da população.
Assumo esse desafio com muita responsabilidade, motivada pela confiança que recebo diariamente e pelo desejo sincero de ampliar e fortalecer a representação do nosso povo no Legislativo paraibano.
FUTURO POLÍTICO
PP: Pensando nas eleições de 2026, a Senhora irá se candidatar pelo PSB, partido do Prefeito Luiz? Ou essa é uma decisão que precisa ser mais trabalhada no seu grupo?
Atualmente, sou filiada ao Republicanos, enquanto meu esposo, o prefeito Luiz Claudino, está no PSB. Nosso grupo político tem uma afinidade natural com essas duas legendas, no entanto, a definição sobre o partido pelo qual disputarei as eleições de 2026 ainda está em processo de avaliação.
Estamos acompanhando atentamente o cenário político estadual, dialogando com lideranças e analisando os caminhos que melhor possam fortalecer o nosso projeto.
A decisão será tomada de forma estratégica e coletiva, sempre priorizando um alinhamento político e as condições mais favoráveis para ampliar nossa representatividade.
A DISPUTA POR VOTOS NA REGIÃO
PP: Vários representantes da região devem sair candidatos para à Assembleia em 2026. Como se sobressair nos votos em uma área que contém dezenas de nomes conhecidos de vários espectros políticos?
É verdade que o Alto Sertão da Paraíba deve apresentar um número expressivo de candidaturas em 2026, o que torna a disputa ainda mais desafiadora.
No entanto, quando focamos especificamente no Vale do Rio do Peixe, percebemos que o nosso projeto se destaca por ter uma conexão real e consolidada com os oito municípios que compõem essa região e isso representa um grande diferencial.
Além dessa forte base regional, estamos ampliando nossa presença em outras áreas do estado, construindo pontes com lideranças políticas, comunitárias e sociais. Nosso objetivo é capilarizar o projeto, tornando-o competitivo e representativo não apenas do Vale do Rio do Peixe, mas de toda a Paraíba.
A ESTREIA EM ELEIÇÕES
PP: A Senhora é uma estreante em disputas políticas, que já aparece com muita força nos bastidores da política. Como você vem lidando com essa novidade de ser a candidata e como implementar o seu estilo em uma eleição tão disputada?
Apesar de ser a minha primeira disputa eleitoral, venho de uma trajetória de atuação intensa na gestão pública, especialmente à frente da Secretaria de Assistência Social de São João do Rio do Peixe, e também acompanhado de perto a administração do meu esposo à frente da prefeitura.
Esse trabalho me aproximou ainda mais das demandas da população e fortaleceu minha relação com os municípios do Vale do Rio do Peixe.
Tenho lidado com essa nova etapa com muita responsabilidade e diálogo. Nosso estilo é marcado pela escuta, presença e compromisso com as pessoas.
Mesmo sendo uma estreia, acredito que a experiência acumulada, o apoio político que conquistamos e o reconhecimento do nosso trabalho nos dão condições reais de disputar com força e seriedade uma vaga na Assembleia Legislativa.
APOIOS
PP: Nós sabemos que para conseguir se eleger em uma disputa tão acirrada como a da Assembleia, é necessário o apoio de Prefeitos e de grupos de oposição por todo o estado. Como vem sendo a movimentação da Senhora acerca dessas alianças por toda a Paraíba?
Nossa candidatura já nasce com uma base sólida e estratégica de apoios, o que nos dá uma importante vantagem nesse cenário competitivo. Temos o respaldo direto de lideranças como os prefeitos de São João do Rio do Peixe e de Triunfo, além da jovem e dinâmica prefeita de Poço de José de Moura, Laís Raquel, que tem se destacado pela sua gestão inovadora.
Outro ponto fundamental é a nossa aliança com o deputado federal Wilson Santiago, com quem firmamos uma dobradinha consistente, pautada por valores comuns e um compromisso sério com o desenvolvimento da Paraíba.
Essa parceria, inclusive, tem aberto portas para diálogos promissores com outros prefeitos e lideranças municipais.
Além disso, temos construído apoios com vereadores, ex-prefeitos, suplentes e lideranças de base em diversas regiões do estado, ao mesmo tempo em que trabalhamos para estruturar presença nos grandes colégios eleitorais, como João Pessoa e Campina Grande.
JOÃO NO SENADO E A DISPUTA AO GOVERNO
PP: Mesmo faltando quase dois anos para o pleito, só se fala sobre as alianças visando a eleição de 2026. Como alguém da base de João Azevêdo, como você enxerga a possível ida dele ao Senado e dentre os pré-candidatos a Governador, a Larúcia teria algum preferido?
Desde o início, nosso grupo político sempre defendeu a ideia de que o melhor caminho para a Paraíba seria a continuidade do projeto liderado pelo governador João Azevêdo, que vem realizando uma gestão equilibrada, de investimentos e avanços em diversas áreas.
Por isso, sempre vimos com bons olhos nomes que representassem essa continuidade de forma clara, como o do secretário Deusdete Queiroga, por exemplo.
No entanto, diante da legítima possibilidade de o governador João Azevêdo disputar uma vaga ao Senado, respeitamos esse novo cenário e entendemos que o mais importante é que a base governista esteja unida em torno de um nome que represente a consolidação dos avanços já conquistados.
Estaremos ao lado daquele que for escolhido de forma coletiva e com fidelidade ao projeto que vem mudando para melhor a vida dos paraibanos.
OBJETIVOS PARA O POSSÍVEL MANDATO
PP: Qual a principal luta e qual será a principal bandeira que a Senhora vai defender na Assembleia?
Minha principal bandeira na Assembleia Legislativa será, naturalmente, voltada para a área social, refletindo minha formação como Assistente Social e a experiência que venho acumulando à frente da Secretaria de Assistência Social de São João do Rio do Peixe.
Quero levar para o parlamento uma atuação sensível às necessidades dos mais vulneráveis, com ênfase em políticas de inclusão e proteção social.
Teremos um olhar especial para as pessoas com deficiência, em especial para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta é ampliar e fortalecer políticas públicas voltadas à inclusão, ao diagnóstico precoce, à assistência educacional e ao suporte às famílias.
Defenderei a criação de centros regionais de atendimento especializado, a capacitação contínua de profissionais e a garantia de acessibilidade e direitos em todas as etapas da vida.
Além da pauta social, também estaremos atentos ao grande potencial agrícola da nossa região, que ganha ainda mais força com a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco. Vamos buscar incentivos para a agricultura familiar, infraestrutura hídrica e apoio técnico aos pequenos produtores.
Também estaremos ao lado dos gestores municipais na luta por melhorias concretas nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento regional, sempre com responsabilidade e compromisso com a população paraibana.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba